Thursday, September 25, 2008

DESTAQUES AL SUL

No Alentejo já se escrevia há mais de 2500 anos

Foi descoberta recentemente na estação arqueológica das Mesas do Castelinho, em Santa Clara-a-Nova, Almodôvar, uma estela funerária com 86 caracteres da designada escrita tartéssica, com mais de 2500 anos. É a mais recente e a maior mostra daquilo que terá sido a primeira expressão escrita da Península Ibérica.
http://www.correiomanha.pt/

Vinhos do Alentejo: Adega de Borba aumenta exportações em 25 por cento

A Adega Cooperativa de Borba, no Alentejo, aumentou as exportações em 25 por cento desde Agosto de 2007, pretendendo crescer neste segmento com uma aposta nos mercados nórdico, asiático e da América do Sul.
O director-geral da adega, Carlos Monteiro, disse hoje à agência Lusa que a empresa já exporta para mais de vinte países, tendo o maior crescimento sido registado nos mercados de Angola, Canadá, Luxemburgo, Suiça, Estados Unidos e Brasil.
http://noticias.sapo.pt/

Gastronomia, Tapetes e Empadas

A cozinha alentejana vai estar em destaque na Mostra Gastronómica de Arraiolos, em paralelo com a Feira do Tapete, destinada a promover o mais célebre produto artesanal da terra.
Durante a iniciativa gastronómica, os visitantes poderão encontrar muitas das especialidades típicas do Alentejo, como as tradicionais migas com carne de porco, açorda ou ensopado de borrego, a par dos melhores vinhos regionais e doces irresistíveis como a encharcada, o doce de abóbora ou os pastéis de toucinho.
Depois de saborearem estas especialidades nos restaurantes que aderem à mostra, os visitantes podem ainda ficar a conhecer melhor, a arte dos célebres tapetes de Arraiolos.
A não perder ainda, o 1º Festival da Empada!!!!
http://www.guiadacidade.pt/

Câmara não aceita escolas

A Autarquia elvense deliberou não aceitar a transferência de competências, proposta pelo Governo, para o ensino, uma vez que não está reunido um conjunto de requisitos capazes de tornar viável à Câmara assumir para já essa responsabilidade.

Elvas adere à RTA

A Câmara Municipal de Elvas vai aderir à recém criada Região de Turismo do Alentejo, uma região única, actualmente com uma Comissão Instaladora, presidida por Ceia da Silva, para substituir as; Planície Dourada, Turismo de Évora e Norte Alentejano.
http://www.radioelvas.com/

No comments: