Friday, September 12, 2008

DESTAQUES AL SUL

Revista da Imprensa do Alentejo

A abertura do novo ano lectivo e o assalto a um posto de abastecimento de combustíveis em Reguengos de Monsaraz são dois dos assuntos hoje em destaque no Diário do Sul.
Com o título "aldeias alentejanas com poucos alunos", o jornal escreve que, com apenas oito alunos, a Escola Básica do primeiro ciclo de Santana do Campo, Arraiolos, mantém-se aberta este ano, para agrado dos habitantes locais que recusam ponderar o seu encerramento, por receio de que a aldeia "morra".
Na área da segurança, o matutino adianta que os cinco assaltantes de um posto de abastecimento de combustíveis em Reguengos de Monsaraz, dois deles detidos pela GNR, são jovens oriundos da zona de Setúbal.
LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Vinha: Adesão ao arranque no Alentejo é pouco expressiva

O Ministério da Agricultura decidiu prolongar até hoje o arranque definitivo da vinha. No Alentejo a adesão é pouco expressiva.
O Ministério da Agricultura prorrogou até hoje o prazo de entrega das candidaturas ao prémio para arranque definitivo da vinha, dispondo os agricultores de 464 milhões de euros comunitários destinados ao arranque no corrente ano, valores que vão decrescendo nos dois anos seguintes. Durante as próximas três campanhas deverão ser arrancados 175 mil hectares de vinha em todos os países da União Europeia.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Empresa espanhola investe milhões no Alentejo

A empresa espanhola Bogaris tem um programa de investimentos comprometidos em Portugal que ascendem a 302 milhões de euros, dos quais cerca de um terço no sector agro-industrial, nomeadamente a produção de azeite.
Actualmente, a Bogartis conta já com seis explorações agrícolas no Alentejo, com um total de 4.100 hectares, antecipando atingir os cinco mil hectares nos próximos meses para chegar a uma produção de 20 milhões de quilos de azeite por ano.
http://correioalentejo.com/

Conselho de Ministros aprova diplomas para duas fábricas em Évora

O Conselho de Ministros aprovou dois diplomas relativos à Embraer, empresa brasileira que pretende construir, em Évora, duas unidades industriais para produção de componentes para a indústria aeronáutica.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Évora : Festival de Teatro de Amadores começa hoje, sem apoio do Ministério da Cultura

12-set-2008
A 20ª edição do Festival de Teatro de Amadores de Évora começa esta sexta-feira, com a participação de 15 companhias, oriundas de Portugal e Espanha.

Évora : Céus vão encher-se de pequenos aviões

12-set-2008
A 3ª edição do Torneio “Asas de Portugal”, apontado como o maior evento de aeromodelismo da Europa, vai realiza-se este fim-de-semana, no Aeródromo de Évora. São esperados mais de 330 participantes, oriundos de países como Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda, Itália, Canadá, Austrália e Colômbia.
http://www.dianafm.com/

No comments: