Thursday, July 17, 2008

DESTAQUES AL SUL

Ambientalistas de Portugal e Espanha contra refinaria de Badajoz

Ambientalistas de Portgal e Espanha juntam-se hoje em Mérida para protestar contra a construção da refinaria de Badajoz. Segundo a TSF, marcam presença Quercus, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (Goeta), Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e os espanhóis da Plataforma Cidadã Refinaria Não.
Os ecologistas alertam ainda que a refinaria está projectada para ficar a 50 quilómetros do Alqueva e obriga à construção de um extenso oleoduto deste Huelva até Badajoz.

Ordem dos Advogados: Bastonário e delegações em rota de colisão

Advogados das Delegações das Comarcas de Évora, Montemor-o-Novo e Estremoz do Agrupamento de Évora da Ordem dos Advogados acusam o bastonário Marinho Pinto de colocar em causa a honorabilidade dos membros dos Conselhos Distritais. Reunidos em Évora, no dia 14, deliberaram «lamentar as últimas declarações públicas» do bastonário em relação aos Conselhos Distritais. «Põem infundadamente em causa a honorabilidade dos seus membros», pode ler-se no comunicado colocado no site do Conselho Distrital de Évora. Recorde-se que Marinho Pinto, também no dia 14, enviou a todos os advogados inscritos na OA uma carta em que refere que chegou a «altura de pôr alguma Ordem na Ordem e acabar com o descalabro».
http://www.noticiasalentejo.pt/

Saúde: Falta de médicos atrasa reforço de cuidados de saúde prometido para Baixo Alentejo

A falta de médicos está a atrasar o reforço dos cuidados de saúde no distrito de Beja e só um dos quatro serviços de urgência básica (SUB) prometidos há mais de um ano e meio funciona em Odemira.
Os SUB de Castro Verde, Moura e Serpa, três dos quatro prometidos, "só não estão já a funcionar devido à dificuldade em contratar médicos", justificou hoje à agência Lusa Conceição Margalha, da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.
http://aeiou.visao.pt/

Ervedal "protagoniza" projecto europeu sobre Património Imaterial

As memórias fotográficas de uma comunidade rural alentejana, no último século, vão ser apresentadas a partir de hoje, ao abrigo de um projecto de investigação europeu. A vila de Ervedal, concelho de Avis, é a “protagonista” do projecto, desenvolvido pela Universidade de Évora e pela Fundação Arquivo Paes Teles.
http://dianafm.com/

Santiago do Cacém - Miróbriga cada vez mais arruinada

A vegetação tem tomado conta do monumento e não há guias para acompanhar as visitas. Autarcas e população local pedem mais respeito.
Miróbriga é o monumento mais visitado no Alentejo. Tem cinco funcionários ao seu serviço mas não há guias para os turistas e as ervas daninhas invadem as ruínas por todo o lado.
http://aeiou.expresso.pt/

No comments: