Friday, March 28, 2008

DESTAQUES AL SUL

Évora : Hospital do Espírito Santo vai ter radioterapia

28-Mar-2008
O Hospital do Espírito Santo, em Évora, vai ter um serviço de radioterapia, após muitos anos de reivindicação, noticia hoje o Público.
http://dianafm.com/

De celeiro português a olival de Espanha

Em poucos anos tudo mudou. As extensas planícies de trigo que envolviam as cidades de Beja e de Serpa deram lugar a harmoniosos olivais com mais de 250 árvores por hectare. Nas quintas ergueram-se lagares e nos mercados imobiliários a cotação da terra disparou para valores nunca antes imaginados. Nas zonas férteis dos "barros de Beja", investidores espanhóis chegaram a pagar 15 mil euros por hectare e compraram grandes propriedades como a Rabadoa, a Fonte dos Frades ou a Quinta de São Pedro. Ninguém sabe ao certo quantos são e em que quantidades produzem porque estão enquadrados em empresas portuguesas registadas para o efeito. Vêm porque os terrenos são mais baratos e preferem o Baixo Alentejo porque as propriedades são mais extensas. Certezas apenas há de que a face da olivicultura está a mudar com os novos métodos de cultivo de olival e produção de azeite, exemplos importados que alguns empresários portugueses já estão a seguir.
http://dn.sapo.pt/

RT Évora reivindica medidas que garantam promoção turística do Alentejo

A Região de Turismo de Évora registou, pelo sexto ano consecutivo, um saldo positivo das suas contas de 2007. Um balanço que foi apresentado durante a reunião que teve lugar na sede daquela Região de Turismo e de onde saiu ainda a reivindicação de medidas “que garantam uma eficaz promoção turística do Alentejo”.
http://www.turisver.com/

Emitidos 157 mil vales-cirurgia nos últimos 3 anos

Quase 45 mil portugueses aceitaram ser operados mas cerca de 33 mil utentes recusaram.
Algarve a Alentejo também estão bem cotados na resposta dada às necessidades dos doentes que precisam duma cirurgia.
http://www.tvi.iol.pt/

No comments: