Monday, March 17, 2008

DESTAQUES AL SUL

Alentejo : Empresa quer produzir energia com bagaço de azeitona

17-Mar-2008
Uma empresa alentejana quer construir uma central de produção de energia, a partir de biomassa, para aproveitar o esperado aumento de bagaço de azeitona oriundo dos lagares do Alentejo, com a exploração dos novos olivais, muitos de espanhóis. A empresa Mariano Lopes e Filhos, instalada em Alvito e propriedade da União de Cooperativas Agrícolas do Sul, compra bagaço de azeitona a lagares do Alentejo, quer para extrair óleo, quer para o tratar. O presidente da UCASUL Aníbal Martins, explicou que, após o início da produção dos novos olivais, a empresa prevê receber anualmente “150 a 200 milhões de quilos” de bagaço. A central de biomassa vai permitir produzir energia através do bagaço tratado, o que constitui, para Aníbal Martins, uma “nova oportunidade de negócio”.
http://dianafm.com/

Garantia da Galp
Estudo para prospecção de petróleo no Alentejo avança em 2008


A Galp Energia vai iniciar os estudos sísmicos para prospecção petrolífera na bacia do Alentejo este ano.
Segundo avança a agência «Reuters», a empresa poderá, também em 2008, lançar os concursos para iniciar estudos sísmicos na bacia Lusitaniana, entre Lisboa e Aveiro, devendo ter a informação destas duas áreas compilada até final de 2009.
«Temos, até ao fim de 2009, de ter pronta a sísmica destas áreas, no âmbito do protocolo que temos com a Comissão Geral de Energia e Geologia», afirmou o presidente executivo da empresa, Manuel Ferreira de Oliveira, à margem da assinatura de um protocolo de conservação da biodiversidade.
Após o mapeamento sísmico, a empresa irá determinar se se justifica uma fase de testes de perfuração, que ocorrerá entre 2010 e 2013, acrescentou o CEO da Galp.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Petróleo: Empresa portuguesa inicia estudos sísmicos
Galp avança com pesquisas no Alentejo


A Galp Energia, empresa petrolífera detida maioritariamente pelo Estado português, vai iniciar antes do Verão os estudos para a prospecção de petróleo na Bacia do Alentejo, uma zona offshore (no mar) que vai de Sines ao Algarve.
http://www.correiomanha.pt/

Reguengos de Monsaraz : Semana do borrego começa hoje

A tradicional Semana Gastronómica do Borrego em Reguengos de Monsaraz, localizado nas margens da albufeira de Alqueva, arrancou este domingo com a participação de 27 restaurantes do concelho, como forma de promover a cozinha regional alentejana.
Durante o período da Páscoa, até 23 de Março, a restauração do concelho vai apresentar pratos confeccionados com carne de borrego.


Azeite: Olivais "alentejanos" dos espanhóis recolhem aprovação das cooperativas, mas críticas dos ambientalistas

Os novos olivais que "nascem" das mãos de espanhóis no Baixo Alentejo, sobretudo em concelhos "banhados" por Alqueva, suscitam reacções diferentes na região, com a aprovação de cooperativas agrícolas, que querem primar pela diferença, e críticas dos ambientalistas.
http://ww1.rtp.pt/noticias/

No comments: