Monday, March 03, 2008

DESTAQUES AL SUL

Água: Municípios alentejanos e Águas de Portugal avançam com sistema de saneamento e abastecimento

Quatro associações de municípios do Alentejo e a "holding" estatal Águas de Portugal (AdP) querem criar uma empresa para instalar e gerir um sistema intermunicipal de saneamento e abastecimento de água em alta para 25 concelhos.
A parceria com a AdP poderá envolver as associações de municípios para a Gestão do Ambiente (AMALGA), do Litoral Alentejano (AMLA), do Alentejo Central (AMCAL) e do Alto Alentejo para o Ambiente (AMAMB), abrangendo 25 concelhos (14 do distrito de Beja, sete de Évora e quatro de Setúbal).
Os municípios que integram as quatro associações terão que decidir se querem entrar na Amagia" até 10 Março, dia em que os interessados vão assinar um protocolo com a AdP, para a criação da empresa que irá instalar e gerir o sistema intermunicipal.
Nove municípios (sete do Baixo Alentejo e dois do Litoral Alentejano) já decidiram aderir à Amagia, disse o responsável, prevendo que os restantes venham a aderir até Maio, altura em que a associação será formalmente constituída.
Ao contrário do que acontece com outros sistemas multimunicipais, com a participação da AdP, a gestão da água vai manter-se no sector público e os municípios não vão perder capacidade de decisão, nem serão alienados das suas competências", frisou Manuel Camacho.
O projecto, que poderá beneficiar 320 mil habitantes dos 25 concelhos, está orçado em 250 milhões de euros e irá ser candidatado para financiamento através de fundos comunitários.
LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Valorcar e CCDR unem-se para erradicar depósitos de sucatas ilegais

Com o objectivo de proceder à erradicação de depósitos ilegais de veículos em fim de vida (VFV) e de sucatas, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo assinou, esta semana, um protocolo de colaboração com a Valorcar.
http://www.ambienteonline.pt/

REN e áreas protegidas no Alentejo têm sucatas ilegais

Dos 65 depósitos ilegais de veículos em fim de vida e sucatas identificados no Alentejo, que armazenam quase cinco mil automóveis, 18 estão implantados em Rede Ecológica Nacional (REN), existindo também quatro em áreas protegidas.
http://diariodigital.sapo.pt/

No comments: