Thursday, May 24, 2007

AL SUL DESTAQUES

GNR identificou 12 trabalhadores e deteve um imigrante
Empresa fictícia alcatroava montes no Alentejo


Os 12 estrangeiros identificados pela GNR em Avis e Montargil, Portalegre, trabalhavam para uma empresa fictícia ligada à construção civil que actuava, sobretudo, no Alentejo, revelou ontem fonte daquela força. Um acabou detido por se encontrar em situação ilegal no País.
Segundo a GNR, a empresa, gerida por irlandeses e denominada Graham Palmer, é suspeita de vários crimes fiscais e poderá estar envolvida em casos de extorsão e burla.
“Estamos a investigar as dezenas de casos ocorridos no Alentejo. Sabemos que os responsáveis se deslocavam aos montes com propostas para alcatroar os caminhos a preços reduzidos. Os interessados aceitavam mas não viam os contratos nem facturas”, referiu a GNR. A fonte acrescentou que algumas obras “ficaram em péssimo estado devido à utilização de mão-de-obra não qualificada” e outras “não foram concluídas”.
Os identificados, todos eles estrangeiros (ucranianos, polacos, holandeses e ingleses), estavam actualmente a trabalhar numa obra em Mora.
http://www.correiomanha.pt/

Um sucesso o XVI concurso “Os melhores vinhos do Alentejo”

Promovido pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, mas com o apoio (entre outras instituições) da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, o XVI Concurso "Os Melhores Vinhos do Alentejo" premiou os produtores Herdade dos Grous (tinto) e Casa Santa Vitória (branco) com a Talha de Ouro, a mais alta distinção atribuída por este concurso de vinhos na produção. A cerimónia de entrega de prémios decorreu em Lisboa, no Salão Nobre do Hotel Ritz, com a presença de uma centena de pessoas, desde produtores, a jornalistas, a personalidades diversas ligadas ao sector.
http://lusowine.com/

Grândola : Autarca acusa Estado de vender património doado à população do concelho

Quinta, 24 Maio 2007
O presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato, acusou ontem a Direcção-Geral do Património de alienar dois imóveis do concelho que, por testamento de um benemérito, deviam reverter para o ensino e instrução da população local.
“O Estado, através da Direcção-Geral do Património, pode estar a actuar dentro da legalidade, mas no fundo está a apropriar-se de um vasto património que deveria reverter em benefício dos grandolenses”, disse à Lusa Carlos Beato.
Em causa está a alienação de um prédio rústico de 3.500 metros quadrados conhecido por Cerrado da Botica, e da antiga casa do benemérito António Inácio da Cruz, que legou todo o seu património para a educação dos conterrâneos grandolenses.

Vidigueira : Chuva de granizo destrói vinhas no concelho

Quinta, 24 Maio 2007
A chuva de granizo que caiu ao final da tarde de ontem em Vidigueira terá destruído "largas centenas" de hectares de vinha, disse à agência Lusa um responsável da adega cooperativa local.
De acordo com Arlindo Ruivo, a "forte chuvada" de granizo, que se abateu sobre o concelho entre as 17h30 e as 18h30, “terá destruído largas centenas dos 1.600 hectares de vinha abrangidos pela cooperativa”.
Apesar de salientar que os técnicos da cooperativa "ainda estão a fazer o levantamento dos estragos", o responsável avançou que se trata de "prejuízos irreversíveis em várias vinhas do concelho", uma das principais zonas vitivinícolas do Alentejo.
http://www.dianafm.com/

No comments: