Tuesday, May 15, 2007

AL SUL DESTACA...

Poluição 'cala' grilos nos campos alentejanos

Os grilos estão a deixar de cantar nos campos do Alentejo. A poluição dos solos, consequência dos produtos químicos utilizados na agricultura - adubos e fertilizantes - provocou uma enorme redução desta comunidade nos últimos anos, segundo Diogo Figueiredo. Este professor do Departamento de Biologia da Universidade de Évora e dirigente da Liga para a Protecção da Natureza (LPN) diz que não há nenhum estudo sobre esta matéria, mas "é certo que os grilos estão a desaparecer", assegura ao DN.
Nas imediações do Castelo de Arraiolos este desaparecimento progressivo é facilmente comprovado por Ricardo Cascalho, um jovem que há cinco anos não tinha dificuldade em apanhar "três ou quatro grilos numa hora", mas que agora tem de se esmerou, durante mais de trinta minutos, para conseguir apanhar apenas um.
"Havia aqui muitos e cantavam ao despique. Hoje só estou a ouvir dois. Não sei o que se passa este ano", diz, antes de convencer o bicho a sair do seu esconderijo com recurso a um copo de água, já que a palhinha não resultou.
http://dn.sapo.pt/

José Soeiro: Volta a reunir com o Conselho de Administração da EDIA

José Soeiro considera que “não é satisfatória” a resposta que recebeu sobre “Alqueva e o desenvolvimento turístico do Alentejo” e volta a reunir hoje com o Conselho de Administração da EDIA.
José Soeiro, deputado do PCP eleito por Beja, questionou o Governo, através do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, sobre “Alqueva e o desenvolvimento turístico do Alentejo” e considera que a resposta que recebeu “não é satisfatória”.
O deputado comunista explicou à Voz da Planície que no documento que lhe foi endereçado "as respostas dadas às questões que formulou sobre Alqueva e o desenvolvimento do turismo no Alentejo não são claras". Salientou ainda que "é preocupante o facto do turismo no Alentejo estar a ser canalizado para Alqueva, esquecendo o Governo que temos toda uma região com enormes potencialidades na área do turismo que não estão a ser evidenciadas". Rematou dizendo que "o Alentejo como um todo não tem merecido a promoção necessária".
http://www.vozdaplanicie.pt/

CEPAAL pretende criar a marca Alentejo para o azeite

A criação da Indicação Geográfica Protegida (IGP), com vista à criação da marca "Alentejo", é uma das metas a atingir pelo CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo nos próximos tempos.
A IGP está a ser constituída através de um estudo das características diferenciadoras dos azeites do Alentejo, com base na necessidade da sua protecção. A criação de uma marca registada do Alentejo precisa de estar assente num mecanismo de reconhecimento por parte da União Europeia e a IGP garante a qualidade e a preservação dos produtos. A exportação é outra das metas do CEPAAL, sendo necessário participar em feiras internacionais para dar a conhecer o azeite do Alentejo e encontrar novos mercados.
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/

Doentes oncológicos portugueses poderiam ser tratados na Extremadura

O conselheiro da Saúde do governo da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, afirmou que seria benéfico chegar a um acordo com o governo português que permitisse atender pacientes lusos nas unidades de oncologia desta região espanhola. Vara prestou estas declarações no âmbito das II Jornadas Transfronteiriças de Atenção Integral ao Paciente Oncológico, organizadas pela Associação Oncológica Extremenha nos dias 4 e 5 de Maio, em Badajoz.
Neste momento, a Extremadura conta com quatro unidades de oncologia (Mérida, Badajoz, Cáceres e Plasencia) equipadas para realizar tratamentos de radioterapia.
http://www.hoy.es/prensa/

O azeite e as actividades empresariais em debate na Feira de Maio de Moura

Encontrar formas de promover os azeites do Alentejo e as inovações do mundo empresarial foram os temas discutidos durante o dia de ontem na Feira de Maio de Moura.
A importância da inovação para as empresas, tecnologias disponíveis para a gestão e a Internet como ferramenta de venda e gestão, foram os temas do seminário realizado hoje no âmbito da Feira Empresarial, numa organização da AMPEAI - Associação dos Micro e Pequenos Empresários do Alentejo Interior, que colaborou com a Câmara de Moura na organização da Feira de Maio.
http://www.agroportal.pt/

Novo filme no Alentejo

O realizador António Pedro Vasconcelos e o actor Nicolau Breyner andaram ontem na zona de Beja a fazer pesquisa de décors para o próximo filme do cineasta, ‘Call Girl’.
“Vim com o meu amigo de Serpa, o Nicolau, fazer ‘répérage’ (pesquisa de locais de filmagens) ao Alentejo. Já estive em Ferreira e agora vou para Beja”, esclareceu ao CM o realizador de filmes como ‘Os Imortais’, ‘Jaime’ e ‘O Lugar do Morto’.
A companhia de Nicolau Breyner justifica-se ainda pelo facto de o actor ser o mentor do projecto que visa dinamizar Beja como ‘Cidade Cinema’.
http://www.correiomanha.pt/

Ministério vai encerrar zonas agrárias no Alentejo

O Ministério da Agricultura prevê encerrar algumas zonas agrárias no Alentejo, estando a dialogar com os municípios para encontrar soluções alternativas, admitindo deslocar técnicos, um ou dois dias por semana, a esses locais.
Até ao momento, "não foi encerrado qualquer serviço na área de intervenção da DRAP Alentejo", esclareceu o MADRP, mas que, no âmbito da reestruturação interna dos serviços, está "previsto o encerramento de algumas zonas agrárias" e a sua "concentração em torno das delegações regionais e respectivos pólos".
http://www.agroportal.pt/

No comments: