Sunday, August 31, 2008

DESTAQUES AL SUL

Câmara quer fazer "renascer" ramal ferroviário com comboios turísticos

A Câmara Municipal de Fronteira lidera um projecto para recuperar o extinto ramal ferroviário de Portalegre, que ligava esta cidade a Estremoz, aproveitando-o para comboios turísticos que permitam aos visitantes "descobrir" várias potencialidades da região. O projecto inicial foi uma das oito candidaturas oriundas do Alentejo aprovadas pelo Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (Provere).
http://da.campodosmedia.com/

Cereais perdem terreno no Alentejo

As culturas de sequeiro, nomeadamente os cereais, estão a perder terreno no Alentejo.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) a que o “Correio Alentejo” teve acesso , entre 2000 e 2006 a área cultivada com cereais no Alentejo passou de quase 360 mil hectares para cerca de 229 mil.
http://correioalentejo.com/

Casas de luxo em Évora

Turismo:Vila Sol inicia comercialização de lotes, para vivendas, inseridos em projecto turístico.
A Vila Sol Évora vai iniciar a comercialização dos primeiros lotes para construção com valores que podem atingir meio milhão de euros. As áreas de construção variam entre os 150 e os 415 metros quadrados, de acordo com informação do Grupo Atlântica.
http://www.correiomanha.pt/

Thursday, August 28, 2008

DESTAQUES AL SUL

Saída de enfermeiros espanhóis do Hospital de Elvas obriga a horas extraordinárias

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) denunciou hoje que a saída de enfermeiros espanhóis do Hospital de Elvas (Portalegre) está a obrigar a horas extraordinárias dos restantes colegas, mas administração da unidade garante que os serviços funcionam normalmente.
http://publico.clix.pt/

Alentejo : Cuidados Continuados em semana de inauguração

No Alentejo foram inauguradas esta semana três unidades de Cuidados Continuados, que representam mais 69 camas. Hoje Cavaco Silva inaugura mais uma com 22. Uma unidade em Ponte de Sor, com 28 camas, e em Beirã, no concelho de Marvão, com 19, foram inauguradas pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
http://dianafm.com/

Feira do Crato continua

A 24.ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia do Crato continua até ao final da semana.
Ontem, na abertura do certame, o presidente da comissão instaladora da Região de Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, afirmou à Rádio ELVAS que o Festival do Crato é hoje um dos maiores emblemas turísticos da região.
No programa para hoje avultam os espectáculos com Carlos Vidal, o Avô Cantigas, a partir das sete e meia; o grupo "Fado em Si Bemol”, às 20,45; Adelaide Ferreira com Fernando Girão, às 21,50; e, a fechar, a espanhola Soraya Arnelas, a partir das onze e um quarto da noite.

"Fiesta” em Barrancos

Barrancos abriu as suas portas aos milhares de forasteiros que ali ocorrem principalmente movidos pela atracção dos "touros de morte”.
As festas, em honra de Nossa Senhora da Conceição, sempre tiveram essa especial "estocada” proíbida, até que a Assembleia da República aprovou a Lei de excepção baseada fundamentalmente nas tradições da vila barranquenha
Este ano os animais a abater são da ganadaria de Murteira Grave e vão estar presentes os matadores espanhóis: Nuno Velasquez, Miguelin Murillo, Javier Solis e Ambel Posada e o novilheiro português João Augusto Moura.
Espectáculos musicais com vários artistas e animados bailes também fazem parte do cartaz. Enquanto que a tradicional procissão e outros eventos religiosos complemento as festas deste ano.
http://www.radioelvas.com/

Wednesday, August 27, 2008

FUTEBOL DISTRITAL

a href="http://1.bp.blogspot.com/_kAncg7GTiPM/R9FwQKnxx7I/AAAAAAAAE4I/c5g3w8JqtzQ/s1600-h/baner+pequeno+associa%C3%A7%C3%A3o.png">

DATAS DE INICIO DAS PROVAS DE FUTEBOL SÉNIOR
ÉPOCA DE 2008/2009


Para conhecimento de todos os Clubes filiados e demais interessados,
informa-se que as datas de início das Provas de Futebol Sénior
sofreram uma alteração, conforme as seguintes datas:

PROVA

CAMPEONATO DISTRITAL DE SÉNIORES DA DIVISÃO DE HONRA - 28.SET.08
CAMPEONATO DISTRITAL DE SÉNIORES DA 1ª. DIVISÃO – SERIE A - 27.SET.08
CAMPEONATO DISTRITAL DE SÉNIORES DA 1ª. DIVISÃO – SERIE B - 28.SET.08
TAÇA DISTRITO DE ÉVORA – PRÉ - ELIMINATÓRIA - 05.OUT.08
A Direcção da A. F. de Évora







clik nas imagens para aumentar

COMUNICADO OFICIAL N.º 25

Para conhecimento de todos os Clubes filiados, Órgãos da Comunicação Social e demais interessados comunica-se, o seguinte:
DESISTÊNCIA DO GRUPO DESPORTIVO CULTURAL E RECREATIVO DA TORRE DE COELHEIROS DO CAMPEONATO DISTRITAL DE SENIORES DA DIVISÃO DE HONRA
Em virtude da desistência do Grupo Desportivo Cultural e Recreativo da Torre de Coelheiros de participar no Campeonato Distrital de Seniores da Divisão de Honra na presente época de 2008/2009, a vaga em aberto no respectivo Campeonato Distrital será ocupada pelo Sport Clube Borbense.


A Direcção da A.F. de Évora

(O AL TEJO congratula-se pela permanencia do Borbense na Diviaão de Honra. Um Clube desta dimensão e que tantas vezes já representou o Alentejo em provas oficiais, merece estar na Divisão de Honra)

DESTAQUES AL SUL

Alentejo: Com política e cultura na 32ª edição do "Avante"

O Alentejo faz-se representar na 32ª edição da Festa do Avante com política e cultura. O evento começa no próximo dia 5 de Setembro, na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal para se prolongar até ao dia 7. Exposição política, debates, música, poesia, artesanato e produtos regionais são os motivos de interesse que o pavilhão do Alentejo, um dos mais visitados da “Festa”, apresenta em 2008.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Vinhos do Baixo Alentejo premiados no estrangeiro

Quatro vinhos do Baixo Alentejo foram premiados no International Wine Challenge, em Londres, onde a Herdade Paço do Conde Reserva Tinto 2005 conquistou a medalha de prata e a Herdade da Mingorra, de Henrique Uva, granjeou três distinções, com os "néctares" Vinhas da Ira Tinto 2005 (prata), Alfaraz Reserva Tinto 2005 (commended) e Alfaraz Reserva Branco 2006 (prata).
http://correioalentejo.com/

Prix Europa 2008 selecciona documentário da RTP

Entre 175 canditados foram seleccionados 30 para a categoria de melhor documentário, entre os quais se inclui “A Luz dos Meus Dias”, da autoria de Anabela de Saint-Maurice.
O documentário, exibido em Março no Canal 1 da RTP, aborda a condição feminina no meio rural a partir da história de Ana Zé, uma jovem mulher de Santo Aleixo da Restauração (no Alentejo) em luta contra a obesidade e o estigma social.
http://ww1.rtp.pt/noticias/

Touros de morte de regresso

As corridas com touros de morte regressam a Barrancos, como é habitual todos os anos, nas tradicionais festas de Agosto, que arrancam quinta-feira e se prolongam até domingo, levando milhares de visitantes à “fêra” da vila alentejana. As festas, em honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da vila, situada na raia com a Andaluzia espanhola, começam com as celebrações religiosas, quinta-feira, mas o auge da “fêra” acontece nos três dias seguintes, com as polémicas corridas de touros.

Turismo em Alqueva é «maratona» para 40 anos

O empresário José Roquette assegura que o projecto Parque Alqueva vai "respeitar a identidade do Alentejo", dirigindo-se ao "mercado global" e apresentando "níveis de qualidade absolutamente acima do que é habitual". A edição impressa de Agosto do Notícias Alentejo destaca os projectos turísticos previstos para Reguengos de Monsaraz
http://www.noticiasalentejo.pt/

Sunday, August 24, 2008

DESTAQUES AL SUL

10% Dos médicos das urgências vêm de empresas

Na região do Alentejo, por exemplo, nenhum hospital abdica do contributo: "Sem eles não tínhamos médicos para dar resposta a todos os utentes", diz António Serrano, administrador do Hospital do Espírito Santo (Évora). Pelo menos 20 a 24 tarefeiros trabalham na unidade mensalmente, o que significa que "garantem 12% da actividade da urgência", diz.
http://dn.sapo.pt/.

Filme "Second Life” rodado no Alentejo

Arrancou ontem ao final da tarde na Herdade da Malhadinha, entre Beja e Castro Verde, a rodagem do filme "Second Life”, de que são co-realizadores Nicolau Breyner e Miguel Gaudêncio. O produtor é Alexandre Valente, responsável por dois dos mais recentes êxitos do cinema português: "O Crime do Padre Amaro” e "Corrupção”.
Do elenco de "Second Life” fazem parte a apresentadora televisiva Fátima Lopes, Paulo Pires, Pedro Lima, Sandra Cóias, Lúcia Moniz, Liliana Santos, Tiago Rodrigues e o polaco Piotr Adamczyk, que no ano passado interpretou o papel do Papa João Paulo II.
Além destes actores, haverá também participações de nomes como Ricardo Pereira, Cláudia Vieira, Sofia Grillo, Paulo Pires, Ruy de Carvalho, Paulo Rocha, Pêpê Rapazote, Rita Andrade, o futebolista Luís Figo e o apresentador de televisão José Carlos Malato.
http://www.radioelvas.com/

Alentejo: novas unidades de Cuidados Continuados

Duas unidades de Cuidados Continuados de Saúde, uma na cidade de Ponte de Sor e a outra na Beirã, localidade do concelho de Marvão, vão ser inauguradas esta segunda-feira em cerimónias presididas pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ventura Ramos.
http://www.radioelvas.com/

Friday, August 22, 2008

DESPORTO AL SUL

Equipa do:



Treinador:
Vítor Pires
Joaquim Pavia (adjunto)

Permanências:
-LUÍS CORREIA
-BETA
-TONHO
-J.CARLOS
-CÉSAR
-QUIM
-JOAQUIM MIGUEL
-NELSON
-NUNO BEIRA
-MARCO
-ALTINO

Entradas:

-NUNO ZORRETA, CELSO, TÓNHICO, TIAGO AMADOR ( ex juniores do Atlético ).
-J.BELO, NUNO ( ex Amieira ).
-KEVIN ( ex Aldeense ).
-PEDRO DIAS ( ex Corval ).

Saídas:

Rui Bia, José Salvador, Bacalhau. Todos para o Perolivense, bem como o ex-treinador Z. M. Cavacas e ainda Paulo Beira ( sem clube ).

VAI COMEÇAR



Os jogos da 1ª jornada da Liga Sagres:
22/08
20:30 V. Guimarães vs V. Setúbal
23/08
18:15 P. Ferreira vs Sp. Braga
20:45 Sporting vs Trofense
24/08
16:0o Est. Amadora vs Académica
17:00 Naval vs Marítimo
17:00 Leixões vs Nacional
19:15 FC Porto vs Belenenses
21:15 Rio Ave vs Benfica

DESTAQUES AL SUL

Ruínas de Miróbriga vão passar a Monumento Nacional

As ruínas romanas de Miróbriga, em Santiago do Cacém, vão ser classificadas como Monumento Nacional, revelou o director da Direcção Regional da Cultura do Alentejo (DRCALEN), José do Nascimento, à Lusa.
http://diario.iol.pt/

Musicando em Évora

O Ciclo de Concertos "Musicando - Animação de Sítios Históricos Classificados" realiza, nos dias 23 e 30 de Agosto, às 21h30, na Igreja de S. Vicente, dois concertos integrados no Festival de Verão,
http://www.ueline.uevora.pt/

Reguengos de Monsaraz: Governo autorizou abate de azinheiras

Projecto Parque Alqueva prevê plantação de novas árvores.
O Governo autorizou a sociedade gestora do Parque Alqueva, empreendimento turístico em Reguengos de Monsaraz, nas “margens” de Alqueva, a abater 6.484 azinheiras, mas os promotores vão compensar plantando 27.700 novas árvores da mesma espécie. A autorização do abate de azinheiras - Ministérios da Economia e da Inovação e da Agricultura - foi ontempublicada em Diário da República (DR), num despacho que declara a “imprescindível utilidade pública do empreendimento”. Este abate constava no projecto apresentado pela SAIP - Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações.
http://www.noticiasalentejo.pt/

DIVULGAÇÃO AL SUL


Wednesday, August 20, 2008

DESTAQUES AL SUL

Campo Maior inaugura complexo de piscinas de nível ibérico

O município de Campo Maior pretende inaugurar, dentro de dois meses, um complexo de piscinas de água quente «único no Alentejo e na Extremadura espanhola», equipado com jacuzzi e spa, num investimento de quatro milhões de euros.
http://diariodigital.sapo.pt/

Música: Ópera e opereta no ciclo "Música nos Claustros" em Évora

A ópera e a opereta vão estar em destaque, em Setembro, no ciclo de concertos "Música nos Claustros", em Évora, iniciativa que vai na nona edição e pretende promover eventos musicais com impacto na região transfronteiriça.
http://aeiou.visao.pt/

Grândola: Aventura em jipes pelo Alentejo

O concelho de Grândola, recebe entre 5 e 7 de Setembro, a primeira edição em Portugal do Grândola Aventura, um troféu de navegação dedicada a quem gosta de jipes e de navegar.
Cada equipa participante é constituída por dois veículos com tracção às quatro rodas, quatro elementos e um Gps Etrex obrigatório por veículo. Não é permitido o uso de qualquer outro equipamento electrónico que, de alguma forma, admita cartografia.
http://www.mundoportugues.org/

Tuesday, August 19, 2008

DESTAQUES AL SUL

Ambiente: Portugal vai exigir padrões "elevados" a refinaria de Badajoz - empresário José Roquette

O empresário José Roquette, do empreendimento turístico Parque Alqueva (Alentejo), considerou hoje "quase inevitável" a construção da refinaria projectada para Badajoz (Espanha), mas revelou que Portugal vai exigir em Bruxelas que o projecto cumpra "requisitos ambientais elevados".
A Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações (SAIP), promotora do projecto turístico, que está quase a iniciar as obras e prevê um investimento de mil milhões de euros na zona de Reguengos de Monsaraz (Évora), já está a preparar um "caderno reivindicativo", disse.
http://jn.sapo.pt/

Opway Imobiliária inicia segunda fase de condomínio no Alentejo

A Opway Imobiliária iniciou a construção da segunda fase do empreendimento Casas de S. Francisco, condomínio localizado no concelho de Santiago do Cacém, perto das praias da costa alentejana.
A empresa do grupo liderado por Filipe Soares Franco referiu em comunicado que mais de 50% do condomínio já está comercializado. O empreendimento corresponde a um conjunto de 32 moradias.
http://www.jornaldenegocios.pt/

CEBAL: Candidatou-se a bolsas de doutoramento e pós-doutoramento

"O CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral candidatou-se, nas diferentes áreas de investigação em que desenvolve a sua actividade, a bolsas de doutoramento e pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia", as declarações são de Lopes Baptista, director científico deste Centro.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Monday, August 18, 2008

DIVULGAÇÃO AL SUL



(Boas Festas para o meu amigo Zé "Unta" e que o Martinho não esqueça o prometido)



MONTIMAGINÁRIO- INSCRIÇÕES ABERTAS- ANO LECTIVO 2008/2009

Venha visitar o Montimaginário - espaço de actividade infantil - a funcionar a partir do dia 1 de Setembro, na Quinta da Picadinha em Montemor-o-Novo .
Inscrições abertas para crianças dos 12 meses aos 6 anos.
Espaço que desenvolve actividades pedagógicas todos os dias da semana, das 8 às 19 horas( excepto fins de semana e feriados). Previligiamos o contexto de campo Alentejano, exploramos os saberes da terra, ajudamos a descobrir a arte de brincar e de criar . Número de inscrições limitadas a 22 crianças. Refeições confeccionadas pela cantina de S. Mateus. Preço da mensalidade 170€ + 1,60€ por refeição diária ( almoço). Para mais informações envie um mail para cooperativa_tis@portugalmail.pt ou ligue para o 919815260 - Maria Galego .
HTTP://TRAQUINASINDIOSESABIOS.BLOGSPOT.COM/

DESTAQUES AL SUL

Turismo: José Roquette diz que Alqueva vai sofrer "maior operação" de sempre de ordenamento do território

O empresário José Roquette garantiu hoje que Alqueva vai ser alvo da "maior operação" de sempre em Portugal de ordenamento do território e que, ao invés de "oportunidade perdida", deverá ser um "bom exemplo" nacional.
"O que aqui se está a tentar fazer é a maior operação de ordenamento do território e desenvolvimento regional alguma vez tentada em Portugal", afirmou à agência Lusa, à margem de um seminário realizado hoje em Reguengos de Monsaraz, Évora.
Por isso, segundo José Roquette, que lidera o Parque Alqueva, um dos três empreendimentos turísticos ligados à albufeira do mesmo nome projectados para Reguengos de Monsaraz, o desenvolvimento turístico da zona acarreta "enorme responsabilidade".
http://aeiou.visao.pt/

Taxa de desemprego baixa para 7,3% no segundo trimestre

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, no período, a população desempregada caiu 6,9 por cento para 409,9 mil indivíduos.
Por regiões, no segundo trimestre de 2008, as taxas de desemprego mais elevadas foram registadas no Alentejo (8,5 por cento), Norte (8,2 por cento) e Lisboa (7,9 por cento).
http://www.acorianooriental.pt/

Feira do Mármore do Alentejo 2008

A Câmara Municipal de Vila Viçosa promove este ano mais uma edição da Feira do Mármore do Alentejo 2008.
A V Edição da FIMAL vai decorrer de 23 a 26 de Outubro de 2008 e tem como principal objectivo o mármore, um valor único para a região.
http://www.guiadacidade.pt/

Friday, August 15, 2008

Edith Piaf - La Vie En Rose - 1954

Adoniran Barbosa e Elis Regina

DIVULGAÇÃO AL SUL



FEIRA DA LUZ 2008 (PROGRAMA COMPLETO)



SETEMBRO

Programa

Dia 3 quarta-feira

21,00h – Abertura Oficial da Feira da Luz
Junto ao Pavilhão de Exposições
21,30h – Animação com Insufláveis
Recinto da Feira
– Espaço Aventura
Recinto da Feira
David Fonseca
Palco Principal

Dia 4 quinta-feira

11,00h – Animação com Insufláveis
Recinto da Feira
16,00h – Espaço Aventura
Recinto da Feira
21,30h – Boss AC
Palco Principal
00,00h – Largada
Junto à Praça de Touros
Organização: Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo

Dia 5 sexta-feira

11,00h – Animação com Insufláveis
Recinto da Feira
15,00h - X Concurso de Mel do Concelho de Montemor-o-Novo
Auditório do Parque de Exposições
Organização: Montemormel - Associação de Apicultores do concelho de Montemor-o-Novo e CMMN
– Colóquio “O preço dos combustíveis e a produção de alimentos”
Sala de Conferências da Apormor
Organização: Sagron / Semeato
16,00h – Espaço Aventura
Recinto da Feira
21,30h – Noite de Fado com Joana Amendoeira
Palco Principal
23,30h – “Melech Mechaya”
Palco Pequeno
00,00h – Rodeio
Junto à Praça de Touros
Organização: Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo

Dia 6 sábado

09,30h - Colóquio subordinado ao tema “Zonas controladas”
Auditório da Junta de Freguesia de Nª Sra. da Vila,encerrando com a entrega de prémios do concurso
10,00h – 1º Torneio Nacional de Futsal (ver programa específico)
Pavilhão Gimnodesportivo
Organização: Grupo Desportivo de Montemor
Apoio: CMMN
10,30h – Colóquio “Novas Oportunidades no Sector Agro-Florestal”
Sala de Conferências da Apormor
Organização: Microflora/Silvitec
11,00h – Animação com Insufláveis
Recinto da Feira
- Visita à Melaria / Estabelecimento da Quizcamp no Escoural
Organização: Montemormel - Associação de Apicultores do concelho de Montemor-o-Novo e CMMN
16,00h – Espaço Aventura
Recinto da Feira
16,00h – Hipismo – XI Concurso de Saltos Nacional C
Recinto Hípico
Organização: CMMN
Apoio: Centro Hípico D. Duarte
16,00h – Colóquio “Health Check da PAC”
Sala de Conferências da Apormor
Organização: Coprapec
17,00h – Colóquio “Doenças causadas por carraças e outros vectores - Importância na economia da exploração”
Sala de Conferências da Apormor
Organização: Coprapec
17,00h – Torneio de Malha
Recinto da Feira
18,00h - 7º Concurso Regional de Montemor do Rafeiro do Alentejo
Organização: ACRA – Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo e CMMN
(Ver programa específico)
20,00h - Desfile “Moda Artesanal Infantil – As Colheitas”
Tenda Artesanato ao Vivo
Organização: Associação Terras Dentro e “A Ciranda - Associação de Artesãos e Artistas Plásticos da Região Montemor-o-Novo”
Apoio: CMMN
21,30h – Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo + convidados –
Comemorações do 50º Aniversário
Palco Principal
23,30h – “Rare Folk” (musica celta)
Palco Pequeno
01,00h – Largada
Junto à Praça de Touros
Organização: Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo
Dia 7 domingo
09,00h – 15º Passeio de Cicloturismo
Montemor/S. Pedro da Gafanhoeira /Sabugueiro/S. Geraldo/
Cortiço/ Benalfange/ Caravela/Montemor
Concentração: Piscinas Recreativas Municipais
Organização: Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo
Apoio: CMMN
11,00h – Animação com Insufláveis
Recinto da Feira
16,00h – Espaço Aventura
Recinto da Feira
16,00h – Hipismo – XI Concurso de Saltos Nacional C
Recinto Hípico
Organização: CMMN
Apoio: Centro Hípico D. Duarte
17,00h – Corrida de Touros
Cavaleiros: Luís Rouxinol, Vítor Ribeiro e Tiago Carreiras
Forcados Amadores de Montemor-o-Novo

6 Touros Pinto Barreiros
Praça de Touros de Montemor-o-Novo
19,00h – Animação de Rua – Circo
“Na Cara”, Léo Cartouche *PT+
Festival Escrita na Paisagem
21,00h – Aquaplace – “Uma Onda de Energia”
Palco Pequeno
Organização: Aquaplace
21,30h – Rita Guerra
Palco Principal
00,00h – Largada
Junto à Praça de Touros
Organização: Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo

Dia 8 segunda-feira

09,30h – II Concurso “Melhor grupo de Alfeires (Primales)”
10,00h – Apresentação da ANCPA aos agricultores do Concelho
11,00h – Animação com Insufláveis
Recinto da Feira
11.30h – II “Conversas de Montanheira”
13.30h – Entrega de prémios:
- Concurso “Melhor grupo de Alfeires”
- Montanheira 2007/2008 (Melhor Vara, Melhor 1ª Engorda e Melhor Vara de Reposição)
15,30h – Festival de Natação
Piscinas Recreativas Municipais
Organização: CMMN
16,00h – Espaço Aventura
Recinto da Feira
17,00h – Novilhada
Troféu Espora de Prata
Cavaleiros: Soller Garcia, Maria Mira, Manuel Vacas de Carvalho e António Prates
Toureio a Pé com João Vilaverde
Forcados Amadores de Montemor-o-Novo (Juvenis)
6 Novilhos da Herdade de Pégoras

Praça de Touros de Montemor-o-Novo
21,30h – Ala dos Namorados c/ Nancy Vieira e Rão Kyao
Palco Principal
24,00h – Fogo de Artifício *
* Por razões de segurança a realização deste evento está dependente das condições climatéricas
Outras Actividades:
Pavilhão de Exposições

Exposição da Câmara Municipal subordinada ao tema “Montemor 20 anos a construir futuro”

Espaço do Centro de Animação Sócio-Educativo
No horário da Feira:

Exposição “ A Sombra das Coisas, que formas descobrimos”

Trabalho desenvolvido no Atelier Criativo de Manuel Casa Branca e Paola Iacomelli

Brincafeira, espaço de Actividades Recreativas e de Animação, à volta dos Jogos Tradicionais e Espelhos Mágicos

Recinto da Feira

Feira do Livro

Artesanato ao Vivo

Organização: Associação Terras Dentro, CMMN e “A Ciranda” – Associação de Artesãos e Artistas Plásticos da Região Montemor-o-Novo
Recinto da Apormor

Exposição de Gado

Estádio 1º de Maio

Dias 6 e 7 de Setembro

Torneio de Futebol 11 - 4 Cidades (ver programa especifico)
Organização: Grupo União Sport
Apoio: CMMN

Thursday, August 14, 2008

DESTAQUES AL SUL

Reguengos de Monsaraz: Exporeg aposta no turismo



A partir de quinta-feira e até 17 de Agosto, a 16ª Exporeg – Exposição de Actividades Económicas anima Reguengos de Monsaraz. Este certame, que vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições da cidade, visa a promoção das empresas da região, incentivar o desenvolvimento de contactos e negócios e divulgar Reguengos de Monsaraz como um novo destino turístico de qualidade e com muitas potencialidades para os turistas.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Mora: Município cria movimento pró-Alentejo Central

14-ago-2008
O município de Mora aprovou a criação de um movimento para "pressionar" o Governo a integrar o concelho na sub-região do Alentejo Central, que integra Évora. O secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, tem "todas as condições que exigiu" para "cumprir e honrar os compromissos assumidos com a Câmara e o povo,” afirma o presidente do município.
http://dianafm.com/

TAUROMAQUIA AL SUL





Grupo de Forcados de Montemor com já 19 espectáculos realizados.

São já 19 os espectáculos realizados esta época fazendo um total de 73 toiros pegados, 47 dos quais à 1ª tentativa.
Uma época preparada com rigor, alternando corridas de peso, com outras mais descontraídas, com o objectivo, de confiar um Grupo que se encontra em renovação e obrigando os mais novos a assumirem cada vez mais o seu papel de responsabilidade no futuro desta instituição.
O Grupo tem sabido marcar a diferença, não só pela maneira como se apresenta em praça e pega os toiros, mas também pela sua postura na tauromaquia nacional, não se deixando anunciar consecutivamente em espectáculos que só prejudicam a festa, como o que está agora na moda corridas com três ou mais grupos, com os quais muitos dos grupos importantes e com tradições têm pactuado, sabe-se lá porque razões.
São muitas as corridas que ainda tem pela frente, nas quais a sua presença é fundamental.
Não Falte! E venha apoiar o Grupo de Montemor.

CRONICA DAS CORRIDAS

Armação de Pêra - 9 de Agosto
Por Tomás Pimenta da Gama

Alpalhão - 8 de Agosto
Por Rodrigo Corrêa de Sá

Guimarâes - 3 de Agosto
Por Noel Cardoso

À-dos-Cunhados - 1 de Agosto
Por Rodrigo Pietra Torres

Lavre - 27 de Julho
Por Feliciano Reis

Saiba tudo em: http://www.forcadosdemontemor.com/

PORMENOR DA "FESTA"



foto:F.Tátá

Wednesday, August 13, 2008

DESTAQUES AL SUL

Saragoça: Participação do Alentejo tem sido um sucesso 07:00 13-08-2008

A exposição de João Cutileiro, que a Agência de Promoção Turística-Turismo do Alentejo levou à Expo Saragoça, foi para permanecer três dias mas pode ficar até 14 de Setembro. A promoção do Alentejo termina hoje no Pavilhão de Portugal.
As peças que integram a exposição de João Cutileiro têm tido tanto sucesso que os responsáveis do Pavilhão de Portugal já manifestaram interesse em continuar a exibi-las ao público até final da Expo.
O Pavilhão de Portugal é visitado diariamente por milhares de pessoas, sobretudo espanhóis e franceses. Segundo António Lacerda são os dois principais mercados para o turismo alentejano e apontou como exemplo o mercado francês só em 2007 cresceu 22%.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Orçamentos familiares mostram desigualdades entre regiões

Tendo em conta as despesas familiares, é também a região de Lisboa que tinha os maiores valores (20 715 euros), também acima da média nacional, quando o Alentejo, que tem o valor mais baixo, registava 14 067 euros, e o Norte 16 992 euros.
http://jn.sapo.pt/

Alentejo é a primeira região em destaque no Pavilhão de Portugal na Expo Saragoça

Presstur 12-08-2008 (18h52) O Alentejo é a primeira região portuguesa em destaque no espaço “Portugal Compartilha”, no Pavilhão de Portugal, na Expo Saragoça, o qual promove até ao dia 31 de Agosto as diversas regiões do Turismo de Portugal e que já recebeu mais de 400 mil visitantes.
http://www.presstur.com/

Grândola: PR inaugura Feira de Agosto

A edição 2008 da Feira de Agosto – Turismo, Ambiente e Desenvolvimento abre as portas ao público, na quarta-feira, dia 27, pelas 18h30, com a presença do Presidente da Republica, informou hoje a Câmara de Grândola. Considerada uma das maiores do País, a Feira de Agosto, é organizada pela Câmara Municipal, Caixa de Crédito Agrícola, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola e Associação dos Empresários do Alentejo Litoral, e irá contar com a participação dos principais promotores da região nos dois pavilhões de expositores.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Tuesday, August 12, 2008

TAUROMAQUIA AL SUL





Semana de Toiros

Estamos na semana mais taurina do calendário nacional. Um pouco por todo o país são vários os espectáculos taurinos.
A Tauromania destaca as seguintes coorridas de toiros:

CORRIDAS DESTAQUE TAUROMANIA

- Hoje dia 12 de Agosto
Alcochete - Última corrida da Feira

- Quinta.feira dia 14 de Agosto
Samora Correia – Concurso de Ganadarias
Coruche - Variedades Taurinas
Castro Marim - Corrida do Emigrante

- Sexta-feira dia 15 de Agosto - Feriado Nacional
Reguengos de Monsaraz - Comemoração dos 30 anso de Alternativa de joão Moura
Caldas da Rainha - Corrida Olá Semanário

- Sábado dia 16 de Agosto
Amora (Seixal) – Corrida à Portuguesa

- Domingo dia 17 de Agosto
Coruche - Homenagem a Mestre David Ribeiro Telles

- Segunda-feira dia 18 de Agosto
Samora - Corrida à Portuguesa de Homenagem ao Campino

Consulte a Temporada em http://www.tauromania.pt/calendario.php

Vá aos Toiros e Divirta-se!
Que Deus Reparta a Sorte.


Assessoria de Imprensa de João Moura Caetano

Junto enviamos uma nota de imprensa relativa ao cavaleiro João Moura Caetano.Desde já agradecemos a divulgação e a atenção dispensada.

Mais um fim-de-semana de êxitos para Moura Caetano.
O cavaleiro João Moura Caetano, alcançou este fim-de-semana mais dois grandes êxitos, mais propriamente em Alcochete e Cabeceiras de Basto.
Na Sexta-feira, em Alcochete realizou duas boas lides, tendo alcançado o êxito na sua primeira, onde deu vantagens ao seu oponente, citou de largo e ao piton contrário deixou ferros de excelente nota. Nesta corrida alternou com Luis Rouxinol e Vitor Ribeiro.
Já no Domingo, voltou a alcançar um grande êxito em Cabeceiras de Bastos, onde realizou duas grandes lides perante touros de Sommer D'Andrade.
Foi assim, mais um fim-de-semana de êxito para João Moura Caetano, actuou em duas corridas, alcançando dois êxitos.
A próxima actuação de João Caetano, será no dia 14 de Agosto em Castro Marim.

PORMENORES DA "FESTA"




fotos: F.Tátá

70ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA



AS ETAPAS

As etapas são as seguintes:

Dia 14 de Agosto: Portimão-Beja, 198,6 kms. Dificuldade baixa.
Dia 15: Vila Viçosa - Castelo Branco, 165,5 kms. Dificuldade média/baixa, com prémio de montanha.
Dia 16: Idanha-a-Nova - Seia/Alto da Torre, 171,5 kms. Dificuldade alta, com três prémios de montanha.
Dia 17: Guarda - Viseu, 154,4 kms, dificuldade média, com uma contagem de prémio de montanha.
Dia 18: Descanso.
Dia 19: Gouveia - S. João da Madeira, 186 quilómetros, por Águeda (ver ao lado). Dificuldade média, com dois prémios de montanha.
Dia 20: Aveiro - Gondomar, 170,6 kms., dificuldade média baixa, com um prémio da montanha.
Dia 21: Póvoa do Varzim - Santo Tirso, 177,8 kms, dificuldade média/baixa, dois prémios da montanha.
Dia 22: Barcelos - Fafe, 169,8 kms, dificuldade média/baixa, com quatro prémios da montanha.
Dia 23: Fafe - Mondim de Basto/Senhora da Graça (Mondim de Basto), 146,2 kms., dificuldade alta, com cinco contangens do prémio da montanha.
Dia 24: Penafiel - Felgueiras, 31,2 kms, dificuldade alta, contra relógio.
As dez etapas da 70ª. Volta a Portugal em Bicicleta, a de 2008, somam 1 578 quilómetros.

De notar que a 2ª etapa ligará Vila Viçosa a Castelo Branco, numa distância de 165, 5Km e cujo programa contempla o dia 14 com a "Volta à Noite" com actuações de grupos musicais e outros espectáculos. No dia 15 a partida para a etapa será ás 13h15, no entanto toda a manhã será preenchida com várias actividades, desde distribuição de brindes por parte dos patrocinadores até à concentração e assinatura do livro de presença dos ciclistas. Tudo isto vai acontecer na Praça da República e Avª. Bento de Jesus Caraça Vila Viçosa.

Monday, August 11, 2008

DESTAQUES AL SUL

Investimento turístico de 10 milhões de euros

Encravada entre a albufeira do Pedrogão e a Serra do Medro, no concelho de Vidigueira, a Herdade do Sobroso, é a mais recente unidade de Turismo em espaço Rural e enoturismo inaugurada no Alentejo.
Propriedade do arquitecto portuense Ginestal Machado, a herdade com 1.600 hectares é o resultado de um investimento de 10 milhões de euros, que originou a criação de 27 postos de trabalho 25 dos quais ocupados por pessoas da região.
A Herdade do Sabroso integra também a Rota dos Vinhos do Alentejo, sendo possível visitar a vinha e a adega e realizar provas de vinhos.
Além de ter recuperados algumas castas de Vidigueira, em vias de extinção, está em curso a recuperação de cinco casas de pastores para fazer mais apartamentos.
http://jn.sapo.pt/

Gravuras e esculturas de João Cutileiro na Expo 2008

Duas esculturas e cinco gravuras de João Cutileiro estarão expostas durante três dias a partir de segunda-feira no pavilhão de Portugal na Exposição Internacional de Saragoça, Espanha, numa mostra da Região de Turismo do Alentejo.
http://diariodigital.sapo.pt/

Rota dos Vinhos do Alentejo

O Alentejo, região de grande aptidão na produção de vinhos de qualidade, surpreende com excelentes néctares. Uma rota de vinhos a não perder!
a Rota dos Vinhos do Alentejo, são locais de paragem obrigatória: a Fundação Eugénio de Almeida, em Évora; a Herdade dos Coelheiros, em Igrejinha, Arraiolos; Roquevale, Monte Branco, Redondo; e a Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz.
http://www.guiadacidade.pt/

Pousadas de Portugal no Alentejo propõem uma noite desde 79 euros

A rede Pousadas de Portugal divulgou uma promoção especial para as unidades do Alentejo, durante Agosto e Setembro, por 79 euros por noite.
A promoção é válida para as pousadas de Estremoz, Vila Viçosa, Arroiolos, Sousel, Beja e Elvas e inclui estada em quarto duplo, com pequeno-almoço incluído.
http://www.presstur.com/

Mértola : Investimento britânico de 180 ME poderá arrancar em 2009

11-ago-2008
A construção do primeiro empreendimento turístico no concelho de Mértola poderá arrancar em 2009, num investimento britânico de 180 milhões de euros, que prevê seis aldeamentos, um aparthotel e campo de golfe.
http://dianafm.com/

MUSEU AL SUL

FILATELIA

ENGENHOS DE MOER


Moinho de mão Arrifes

Atafona S. João do Pico

CINE NOSTALGIA

O ALANDROAL D´OUTROS TEMPOS>

ESTA LISBOA D´OUTRAS ERAS>

Friday, August 08, 2008

DIVULGAÇÃO AL SUL



DESTAQUES AL SUL

Provere : 29 acções seleccionadas no primeiro concurso

Vinte e nove foram as acções preparatórias seleccionadas para os PROVERE -Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos, anunciou hoje o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.
Das 29 acções agora seleccionadas, oito situam-se no Alentejo, nove no Norte, quatro no Algarve e oito no Centro.
http://dianafm.com/

Cooperação Transfronteiriça: Articular e mobilizar parcerias

A Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago – Alqueva promove cooperação entre o Alentejo e a Extremadura Espanhola. A candidatura tem o nome de “Projecto Estruturante de Desenvolvimento das Terras do Grande Lago Alqueva” e foi apresentada ao Programa de Cooperação Transfronteiriça.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Mariscadores do Alentejo e Algarve protestam sábado contra lei «só para alguns»

Os mariscadores lúdicos de 50 localidades do Alentejo e Algarve concentram-se sábado na Zambujeira do Mar (Odemira), numa manifestação contra a proposta de alteração à lei da apanha de bivalves, que dizem «só beneficiar alguns»
http://sol.sapo.pt/

Beja: Escavações arqueológicas colocam a descoberto edifícios da praça principal do período romano

Escavações arqueológicas colocam a descoberto "dois grandes edifícios da praça principal da cidade romana Pax Julia". Conceição Lopes, arqueóloga responsável pelas escavações, frisou que "estes vestígios arqueológicos são das melhores descobertas feitas em Portugal, relativamente ao período romano, tendo em atenção a sua dimensão e estado de conservação". Miguel Ramalho, vereador da Câmara Municipal de Beja, avançou que "a musealização deste espaço pode ser uma hipótese a considerar".

Ferreira do Alentejo: Centro de Saúde novamente em causa

No Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo a carência de médicos volta a verificar-se. A Comissão de Utentes deste Centro está preocupada com a situação.
A Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Concelho de Ferreira do Alentejo não reuniu com o coordenador do Centro de Saúde desta vila alentejana, no passado dia 6, como estava previsto. Esta Comissão pretendia obter respostas para a carência de pessoal médico que volta a verificar-se neste Centro.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Reguengos de Monsaraz debate empreendimentos turísticos

Os empreendimentos turísticos de Alqueva são alguns dos temas a abordar no seminário “O Desenvolvimento Turístico do Concelho de Reguengos de Monsaraz”, a realizar no dia 15 de Agosto. Neste seminário, integrado no programa da EXPOREG, participam, entre outros, Victor Martelo, José Calixto e José Roquete.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Évora : Centro Comercial transformado em esquadra da PSP

08-ago-2008
O Centro Comercial Eborim, propriedade do Grupo Caixa Geral de Depósitos, vai ser transformado na nova esquadra da PSP de Évora, disse à DianaFm fonte próxima do processo.

Alqueva : Projectos em Reguengos de Monsaraz prestes a entrar em obras

08-ago-2008
As primeiras obras do Parque Alqueva e da Herdade do Barrocal, dois dos três projectos turísticos para Reguengos de Monsaraz, nas margens de Alqueva, devem arrancar em "Setembro ou Outubro", revelou hoje o vice-presidente da câmara.

Serpa : Observatório astronómico "nasce" sábado na serra

08-ago-2008
O antigo posto transfronteiriço da Guarda Fiscal em São Marcos, na serra do concelho de Serpa, foi recuperado e transformado num observatório astronómico, que será inaugurado este sábado, durante a edição deste ano da Astrofesta.
http://dianafm.com/

"MAI NADA"


Thursday, August 07, 2008

TAUROMAQUIA AL SUL



Agosto, Mês Taurino

Chegou o mês mais taurino da temporada. Um pouco por todo o país intensificam-se os espectáculos taurinos.
Esteja atento a tudo o que se passa na nossa tauromaquia aqui na Tauromania.

CORRIDAS DESTAQUE TAUROMANIA

- Quinta-feira dia 7 de Agosto - Campo Pequeno – Corrida do Emigrante

- Sexta-feira dia 8 de Agosto - Alcochete – 1ª Corrida da Feira Taurina Alpalhão - Toiros & Fados

- Sábado dia 9 de Agosto - Monte Gordo - Corrida à Portuguesa

- Terça-feira dia 12 de Agosto - Alcochete – Concurso de Ganadarias

Vá aos Toiros e Divirta-se!
Que Deus Reparta a Sorte.


5º Troféu João Branco Núncio -A TAUROMANIA e a empresa TERRA BRAVA, lançam mais um passatempo para a corrida que se realizará no próximo dia 5 de Outubro em Alcácer do Sal.

António Ribeiro Telles na I Corrida Tauromania
O perfil de António Telles, que abre praça na Corrida Tauromania.

Ganadaria Pégoras na I Corrida Tauromania
As fotografias dos Pégoras a lidar nas Caldas no próximo dia 22 de Agosto, às 22h00, na 1ª Corrida da Tauromania, e também um esboço historiográfico da Ganadaria

As Crónicas do passado fim-de-semana
Tudo sobre as corridas realizadas no passado fim de semana em A-dos-Cunhados, Montijo, Abiúl, Nazaré, Figueira da Foz e Guarda.

As reportagens fotográficas

Saiba mais » http://tauromania.pt/

CARTAZES RECOMENDADOS PELO AL TEJO





Wednesday, August 06, 2008

DESTAQUES AL SUL

Ideias para valorizar mundo rural mobilizam 65 novos projectos

Sessenta e cinco agrupamentos de territórios do Continente apresentaram ideias novas para a valorização económica do mundo rural, no âmbito da primeira fase das acções preparatórias do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
Os projectos mais bem classificados serão anunciados na sexta-feira pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional.
A região norte apresentou 20 propostas, o Centro 19, o Alentejo 18 e o Algarve 8. Lisboa e Vale do Tejo, por imperativos comunitários, já não podia beneficiar deste tipo de apoio, tendo alguns dos seus concelhos sido integrados na região do Alentejo. À excepção do Algarve, cujo montante máximo de apoio, nesta fase, atinge os 50 mil euros, nas outras regiões o apoio poderá chegar a 60 mil euros.
http://dn.sapo.pt/

Mora : Fluviário vai investir 500 mil euros em obras de renovação

O Fluviário de Mora vai investir cerca de 500 mil euros na renovação de infra-estruturas.

Avis : Fábrica da Lactogal encerra em Dezembro

A fábrica da Lactogal, em Avis, com cerca de 80 trabalhadores, vai fechar no final deste ano, passando a produção a estar concentrada na unidade de Oliveira de Azeméis, disse à Lusa fonte sindical.
http://dianafm.com/

Tuesday, August 05, 2008

DESTAQUES AL SUL

Extremadura alia-se a Portugal para projecto tecnológico

Investimento total de 6,5 milhões de euros.
A Junta de extremadura vai candidatar-se ao Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça, Espanha-Portugal 2007/2013, para a criação um projecto transfronteiriço de desenvolvimento tecnológico. A Rede de Investigação Transfronteiriça da Extremadura, Centro e Alentejo (Riteca) pretende colocar estas três regiões no mapa dos objectivos da estratégia de Lisboa.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Cooperação: Projecto transfronteiriço para o desenvolvimento tecnológico

A Junta de Extremadura apresentou uma candidatura ao Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça: Espanha-Portugal 2007/2013 para a criação um projecto transfronteiriço de desenvolvimento tecnológico; o RITECA – Rede de Investigação Transfronteiriça da Extremadura, Centro e Alentejo, pretende colocar estas três regiões no mapa dos objectivos da Estratégia de Lisboa. Participam, entre outros, a Universidade de Évora e os Institutos Politécnicos de Beja e Portalegre.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Vinha: Arranque no Alentejo pouco expressiva

O arranque de vinha no Alentejo deverá ser pouco expressiva. De recente plantação e alvo de ajudas da Comunidade Europeia, não deverá ter apoios para o seu arranque.

Grândola: Encontro de Escuteiros do Alentejo

“Alentus 2008” vai reunir em Grândola cerca de 800 escuteiros de vários pontos do Alentejo. Durante sete dias estão agendadas várias iniciativas num acampamento organizado pelas secções de Beja e Évora.
Cerca de 800 escuteiros de diversos grupos do Alentejo vão participar, a partir de hoje e até ao próximo domingo, na “Alentus 2008”.

ESDIME: Vai ter novo Centro de Recursos em Castro Verde

A ESDIME – Agência para o Desenvolvimento Local do Alentejo Sudoeste vai instalar em Castro Verde um novo Centro de Recursos. "Um espaço de trabalho que tem como objectivo apoiar associações e instituições locais, assim como, particulares e empresas, numa lógica de suporte ao empreendedorismo", nas palavras de David Marques.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Évora : Ministro da Administração Interna participa em campanha de segurança rodoviária

O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, vai participar esta quinta-feira, em Évora, numa campanha, intitulada “Mortes na Estrada, Vamos Travar este Drama – Verão 2008”.
http://dianafm.com/

Feira Nacional de Caça e Pesca – Évora'08 & II Taça Portuguesa de Santo Huberto

A Federação Portuguesa de Caçadores (FPC) e a Associação Nacional de Preservação da Fauna da Caça e Pesca (ANPFCP), em parceria com a Câmara Municipal de Évora, irão levar a cabo no mês de Setembro a Feira Nacional de Caça e Pesca – Évora'08.
http://www.portalalentejano.com/

Monday, August 04, 2008

DESTAQUES AL SUL

Burros são atracção turística

Casal alemão trocou carreiras de economista e educadora para criar asnos no Alentejo Preservar o burro como animal de estimação e torná-lo num parceiro de lazer é o objectivo de Miro e Daniela Lamnek, um casal de nacionalidade alemã, que há sete anos chegou ao concelho de Odemira e criou o "Castelo do Burro".
Na actualidade a quinta - que ocupa uma herdade com 10 hectares - acolhe 11 fêmeas e um macho, além de quatro crias com menos de três meses.
http://jn.sapo.pt/

Évora: Centro histórico com hotel de 5 estrelas

O primeiro hotel de cinco estrelas do centro histórico de Évora, implantado num antigo palácio quinhentista, abre portas dentro de um mês, num investimento superior a nove milhões de euros.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Alentejo : Tubarão-frade assusta banhistas

04-ago-2008
Um tubarão-frade, com cerca de cinco metros de comprimento, foi avistado ontem ao início da tarde nas praias do Pego e do Carvalhal, em Grândola, provocando o susto a muitos banhistas.
http://dianafm.com/