Tuesday, December 26, 2006

NOTÍCIAS EM DESTAQUE NO AL SUL

No: http://www.alentejohome.com/blogs/

quinta.jpg

Status: Active
Location: Alandroal
Price: €400000,-
Quinta near Santiago Maior with a covered area of 300 m2 on a plot of 62.500 m2 located in the heart of the Alentejo. The house consists of 2 bedrooms; 2 suites; 1 kitchen; 1 dining room; a spacious living with typical fireplace of big dimensions; 1 pantry; 3 bathrooms; a porch with panoramic views.

No: http://avozportalegrense.blogspot.com/

olive.jpg

Olivença é Portugal

Li, com muita atenção, como é lógico, a carta de Theresa Schedel de Castello Branco, de Lisboa, no "Sol" de 16 de Dezembro de 2006, sob o título "Olivença agradecerá o esforço?"
(…………)
O que eu não perdoo (enfim, é uma maneira de dizer...) é o desconhecimento Histórico. A autora, de entre os documentos da época de 1640-1668, escolheu um dos mais pessimistas, quando poderia ter optado por muitos outros com outras opiniões. Desconhece dois casos que deveriam ser um exemplo: em 1641, a 17 de Setembro, ante um ataque surpresa de espanhóis, os populares oliventinos, enquanto esperavam tropas regulares, defenderam a sua terra com sacrifício das vidas de muitos de entre eles, junto à Porta do Calvário, o que deu origem a que o feriado municipal, até 1801, fosse celebrado a 17 de Setembro (onde estavam então as ligações a "Castela", matrimoniais e outras?); o outro caso, mais significativo, ocorre em 1657/8, quando as tropas espanholas se apoderaram de Olivença, e os seus seis mil habitantes, salvo 30, não aceitaram as propostas do ocupante, e abandonaram a povoação, dispersando-se por Elvas, Juromenha, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal, etc. Só regressaram a Olivença com a Paz de 1668 e a reentrega de Olivença a Portugal. Entretanto, espanhóis de Cheles, Alconchel, e Badajoz, tinham ido para a Terra das Oliveiras, principalmente para fazer uma recepção entusiástica ao Rei de Espanha... uma farsa abominável!

No comments: