Tuesday, December 26, 2006

NOTÍCIAS DE INTERESSE NO ALENTEJO

40 mil teleconsultas no Alentejo

Cerca de 40 mil teleconsultas, de 12 especialidades, foram realizadas no Alentejo nos últimos quatro anos e meio, desde o arranque da telemedicina, projecto que já abrange dez centros de saúde e três hospitais da região, escreve a Lusa.
«O Alentejo é, sem dúvida, um paradigma e um exemplo. Temos dado mostras de um grande espírito criativo ao nível da telemedicina, uma ferramenta que é cada vez mais importante».
No final do próximo ano, espera-se que a implementação do projecto de teleconsultas esteja finalizado na região, envolvendo a ligação em rede de um total de 17 centros de saúde e os quatro hospitais de referência (Évora, Beja, Portalegre e Elvas).
http://www.portugaldiario.iol.pt/

Retrato nacional - autoridade estatística revela 2005
Um milhão de férias no estrangeiro


A procura turística dos residentes continua a colocar o Algarve na primeira posição, com 29% do total de dormidas em 2005. Já em 2006 observou-se, porém, uma perda de peso relativo do Algarve a favor das regiões do Alentejo e do Centro, que passaram a representar, respectivamente, 13% e 26% do total de dormidas.
http://www.correiomanha.pt/

Brasil é principal importador do vinho luso do Alentejo

Entre os 76 países que importam o vinho da região lusa do Alentejo (centro-sul), o Brasil é o principal mercado, tendo “crescido significativamente”, disse neste domingo Joaquim Madeira, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
As exportações de vinho alentejano devem atingir este ano 11% do volume comercializado, com aumentos significativos para os mercados de Angola e Estados Unidos, além do Brasil.
O responsável da CVRA disse à Agência Lusa que os vinhos da região estão também sendo "muito bem acolhidos" em mercados como França, Alemanha, Suiça e Canadá.
Para Joaquim Madeira, Angola e China são dois mercados com "boas perspectivas", sobretudo o país africano, que tem registado "o maior crescimento".
http://www.agencialusa.com.br/

População idosa vai representar 32% da população em 2050

O índice de envelhecimento aumentou, em 2005, para 110 idosos por cada 100 jovens (109 em 2004), situando-se o índice mais elevado na região do Alentejo (171) e o mais baixo na Região Autónoma dos Açores (63).
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

No comments: