Monday, December 18, 2006

NOTÍCIAS EM DESTAQUE no AL SUL

Tele-medicina para reduzir tempo de espera
Ministro da Saúde defende a utilização de novas tecnologias


O ministro da Saúde, Correia de Campos, defendeu hoje a utilização das novas tecnologias, como a tele-medicina, nos hospitais com dificuldades em atrair especialistas, para reduzir o tempo médio de espera para uma consulta. O ministro falava à margem de uma visita ao Centro Hospitalar do Baixo Alentejo (CHBA), onde foi questionado pela agência Lusa sobre a escassez de card iologistas no Hospital de Beja, que origina esperas superiores a quatro meses para consultas.
Segundo o ministro, a tele-medicina e as novas tecnologias poderão ser um meio que ajude a «solucionar» esse tipo de problemas.
http://www.portugaldiario.iol.pt/

Moura: Nestlé vende Água do Castelo a empresa espanhola

Segunda, 18 Dezembro 2006
A multinacional suíça vendeu a marca alentejana ao grupo espanhol Mineraqua. A Água do Castelo, que tem captação e engarrafamento em Moura, vai ser gerida por uma sociedade constituída recentemente em Espanha.
http://www.dianafm.com/

Aquecimento global pode afectar vinhos

O aquecimento global pode condenar dentro de 50 anos a produção de vinho em vários locais do país, nomeadamente no Alentejo, alertou o presidente da ViniPortugal, Vasco D’Avillez, durante o Fórum Anual do Sector do Vinho. O responsável mostrou-se preocupado com os riscos para a produção nacional já que a cultura da vinha necessita de um clima mais temperado para sobreviver. “Em Marrocos não se faz vinho”, sublinhou o dirigente da ViniPortugal, temendo que dentro de 50 anos, a “vinha deixe de existir numa boa parte de Portugal”.
http://correioalentejo.com/

Estado apoia quatro projectos no Baixo Alentejo

O Estado, através da Direcção-Geral das Autarquias Locais celebrou esta quarta-feira, 13, contratos-programa com quatro Municípios do distrito de Beja.
Os quatro contratos-programa assinados esta semana representam uma verba total superior a dois milhões de euros, tendo sido apoiados o projecto de construção das infra-estruturas do bairro mineiro de Val D’Oca, em Aljustrel, assim como a construção do Parque de Feiras e Exposições de Barrancos, do Arquivo Municipal de Ferreira do Alentejo e do Centro de Convívio de Ourique.
http://correioalentejo.com/

Lisboa-Dacar - Segunda etapa sem camiões mas com percurso prometedor

A segurança é a principal preocupação dos responsáveis pela organização do rali Euromilhões Lisboa- -Dakar 2007, neste segundo ano consecutivo pelo sul de Portugal, onde contará com duas etapas: uma passará pelo Alentejo e terminará em Portimão; a outra com partida e chegada a Portimão, que decorrerá no dia 7 de Janeiro. E, por isso, o camiões ficam de fora do programa.
A GNR vai destacar, desde Lisboa até ao Algarve, 600 efectivos. Em Portimão, a PSP e a Polícia Marítima contarão com 250 e 50 elementos, respectivamente. E o INEM estará de prevenção com três ambulâncias na zona ribeirinha, onde ficarão as viaturas em parque fechado.
http://dn.sapo.pt/

No comments: