Tuesday, December 19, 2006

NOTÍCIAS EM DESTAQUE NO AL SUL

Electricidade, regadio e 1.140 milhões de investimento

Dez anos depois do início das obras e de um investimento superior a 1.140 milhões de euros, a Barragem de Alqueva já produziu quase 346 GigaWatts/hora de energia para a Rede Eléctrica Nacional e rega quase 6.500 hectares. A empreitada principal de construção civil da barragem e central hidroeléctrica de Alqueva foi adjudicada a 14 de Dezembro de 1996 e as obras no terreno começaram no início de Janeiro de 1997. Na globalidade, já foram investidos nas diferentes valências da barragem, até ao final deste ano, cerca de 1.143 milhões de euros, segundo os cálculos avançados pela empresa responsável pelo projecto.
Depois de uma década de obras e de um volumoso investimento, distribuído pelas áreas agrícola, hidroeléctrica, turística e de abastecimento público, a reserva de água, considerada estruturante para o Alentejo, já permite regar e produzir energia eléctrica. Dos 110 mil hectares (ha) de regadio que Alqueva irá criar até 2015, as infra-estruturas de Alqueva já permitem «alimentar», através da rede secundária de rega, 5.820 hectares no concelho de Ferreira do Alentejo (Beja) e 596 na aldeia da Luz, no concelho de Mourão (Évora).
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/

Portugal perdeu 92 mil explorações

Portugal perdeu 92 mil explorações agrícolas, em seis anos, mas a produção agrícola não caiu. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, a modernização é feita lentamente. Entre 1999 e 2005, Portugal perdeu 92 mil explorações agrícolas, o que representa uma queda de 2%.
As unidades de maior dimensão estão no Alentejo, em oposição às pequenas, de 2,6 hectares, na Beira Interior. O perfil da agricultura portuguesa mostra ainda que 2% das explorações portuguesas ocupam metade da superfície utilizada.
Apesar de se estar a tornar mais competitiva, a agricultura portuguesa estás ainda muito caracterizada por uma lógica familiar, que aposta ao mesmo tempo na criação de gado e em culturas diversas.
http://www.tvi.iol.pt/

No comments: