Tuesday, April 29, 2008

DESTAQUES AL SUL

Escoural : Grutas reabrem hoje, após um ano fechadas

29-abr-2008
As Grutas do Escoural e o centro interpretativo reabriram hoje as portas, na sequência de um acordo entre a tutela e as autarquias locais, depois de um ano de encerramento.

Borba : Investidores chineses querem apostar em energias renováveis

28-abr-2008
A exploração de energias renováveis poderá atrair investidores chineses ao concelho de Borba, depois de as relações comerciais já se estenderem aos sectores do vinho e das rochas ornamentais.
http://dianafm.com/

População de Mora sai quarta-feira à rua para exigir integração no Alentejo Central

A população de Mora vai sair quarta-feira à rua para uma manifestação em defesa da integração do concelho na unidade territorial do Alentejo Central (Évora), em vez de pertencer à do Alto Alentejo (Portalegre).
http://ww1.rtp.pt/

X Feira Nacional de Olivicultura - Olivomoura 2008

Realiza-se este ano em Moura a X Olivomoura - Feira Nacional de Olivicultura. O certame terá lugar entre 8 e 11 de Maio, no renovado espaço do Parque Municipal de Feiras e Exposições da cidade.
Tem lugar na mesma altura a XIV Feira do Bovino Mertolengo, visando estas duas iniciativas a promoção e a divulgação das potencialidades olivícolas, oleícolas e agro-pecuárias do concelho de Moura e da região, dando a conhecer tanto os principais produtos como as mais destacadas empresas e instituições do sector.
De entre as novidades destas feiras temáticas destacam-se a Rota dos Azeites do Alentejo (que explicam aos menos familiarizados como do olival se chega ao azeite), as massagens com azeite, uma sessão de demonstração culinária, a exposição temática "Conhecer o Percurso da Oliveira ao Azeite", workshops temáticos e um ponto de venda de azeite. Terá ainda lugar, no dia 9, pelas 19 horas, uma sessão de divulgação dos premiados no Concurso Nacional de Azeite Virgem.
http://www.agroportal.pt/

Vinhos: Tinto alentejano da Herdade das Barras conquista medalha de ouro em concurso internacional.

O vinho tinto Herdade das Barras, de 2004, produzido no concelho de Alvito pela Sociedade Agro-Pecuária do Oeste Alentejano (Sapoa), conquistou a medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas deste ano, anunciou hoje a empresa.
http://ww1.rtp.pt/noticias/

Prémios Bacchus

Uma medalha de ouro para o Reguengos Reserva Tinto 2005 e uma medalha de prata para o Garrafeira de Sócios Tinto 2001 é o saldo da participação da Carmim (Alentejo) na VIII edição do Concurso Internacional de Vinhos, Bacchus 2008, que decorreu em Madrid.
Expresso

No comments: