Monday, January 24, 2011

DESTAQUES AL SUL

Cavaco Silva venceu em nove concelhos, uns de gestão camarária comunista, outros socialista (Viana Alentejo, Évora, Estremoz, Vendas Novas, Vila Viçosa, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Borba) além de Redondo (Independente).

Por seu turno, Manuel Alegre venceu apenas num concelho do distrito (Alandroal).
Quanto a Francisco Lopes, candidato apoiado pelo PCP e PEV, ganhou em quatro concelhos do distrito (Mora, Portel, Montemor-o-Novo e Arraiolos),

O primeiro implante no Alentejo de um “pacemaker” de segunda geração, que permite a portadores fazerem sem limitações a ressonância magnética, um dos principais exames para diagnosticar doenças oncológicas e neurológicas, foi feito no Hospital de Beja.

A GNR anunciou a apreensão de mais de duas dezenas de armas e a detenção de um homem, durante duas buscas domiciliárias e três buscas em viaturas automóveis, em Avis.
De acordo com a GNR, foram apreendidas 17 espingardas de caça, 6 carabinas para caça grossa, 2 revolveres e cerca de duas mil munições de vários calibres a maioria projécteis tipo "zagalote" e balas.
A GNR apreendeu ainda várias armas brancas, spray de gás pimenta e livros de facturas.
Durante a operação, que decorreu nos últimos dois dias, a GNR deteve um homem, de nacionalidade portuguesa, pelo crime de posse ilegal de arma, o qual foi libertado por determinação do Ministério Público.

O presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, mantém a intenção de suspender a concessão do fornecimento de água prestado pela Águas do Centro Alentejo, por não ser financeiramente viável, mas aguarda pelas negociações com a empresa.

Tuesday, January 18, 2011

DESTAQUES AL SUL

Évora «apadrinha» francelho

A Liga Para a Protecção da Natureza (LPN), com o apoio da Câmara de Évora, lança sábado uma campanha de apadrinhamento de francelhos, com o objectivo de criar uma nova colónia destas aves dentro do centro histórico de Évora, onde o Francelho já foi abundante até aos anos 40 do século passado.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Alentejo somava 22 mil 854 desempregados no final de 2010
Em Dezembro do ano passado estavam inscritos nos Centros de Emprego do Alentejo 22 mil 854 indivíduos. Os números são do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Face a Dezembro de 2009 registou-se um aumento de 5,3% no número de desempregados na região.
http://www.radiopax.com/

Monsaraz: Pintora inspira-se no Alentejo para apresentar “Um Olhar na Paisagem”
A exposição de pintura "Um Olhar na Paisagem", de Antónia Cardoso, está patente até 13 de março na Casa Monsaraz, na vila medieval de Monsaraz.
http://dianafm.com/

CP tira regional ao Alto Alentejo
A CP vai suprimir o serviço regional de comboios no ramal de Cáceres, no distrito de Portalegre, já a partir de 1 de Fevereiro
http://www.cmjornal.xl.pt/

Wednesday, January 12, 2011

DESTAQUES AL SUL

Petição para impedir suspensão da circulação na Linha do Alentejo debatida quarta-feira na AR


O candidato presidencial Manuel Alegre ruma hoje ao Alentejo, passando por Castro Verde, Beja, Reguengos de Monsaraz e Évora.

Fluviário de Mora mantém preços

Ferreira do Alentejo: Comeres de Azeite promete momentos de aprendizagem e prazer
Quem aprecia gastronomia regional, não pode perder Comeres de Azeite, que se realiza nos próximos dias 14 e 15 de Janeiro em Ferreira do Alentejo.

Anjo Meu, a novela de Maria João Mira que a TVI planeia estrear no mês de Março, terá o Alentejo como cenário.

IMPRENSA


Thursday, January 06, 2011

DESTAQUES AL SUL

Portalegre: Touro mata homem no decorrer de um leilão de gado


O candidato presidencial pelo PCP, Francisco Lopes, vai estar em Montemor-o-Novo no dia 8 de Janeiro pelas 16h30

Borba vai ter Centro Escolar e nova EB 2,3

Saúde: UCC de Elvas inaugurada no centro de saúde local

IMPRENSA E HOJE


Monday, January 03, 2011

DESTAQUES AL SUL

Fluviário de Mora chega ao meio milhão de visitantes.


Coelho-bravo multiplica-se nas reservas - fenómeno, notado sobretudo na região do Alentejo.


O Orçamento do Município de Reguengos de Monsaraz para o próximo ano será de 24,1 milhões de euros, um aumento de 4,3 milhões em comparação com o exercício financeiro de 2010.


8.800 sobreiros abatidos nas obras de construção do IP8 (Sines-Beja)


Beja: CP cancela autocarros alternativos para Lisboa


IMPRENSA