Monday, September 13, 2010

DESTAQUES AL SUL

Alentejo sem maravilhas

O Alentejo foi a única região do País que ficou sem um dos títulos a concurso nas Sete Maravilhas Naturais de Portugal que se realizou esta noite de sábado, em Ponta Delgada, Açores.
http://www.cmjornal.xl.pt/

Vindima sob o espectro da crise
Dora Simões, presidente da Comissão Vitivinícola Alentejana, recusa ter stocks em excesso na região. "Temos uma vindima de existências, não mais. Os stocks de branco até estão muito baixos e seria desejável que tivéssemos um pouco mais de produção para satisfazer a procura", diz. Quanto aos preços, Dora Simões invoca os dados da Nielsen: "O Alentejo, em média, até tem preços superiores ao resto do país." E mesmo que haja uma ou outra marca a "escoar alguns stocks, não se encontram vinhos a 60 cêntimos", diz.
Com a vindima a meio, e a ser um "pouco mais lenta e mais prolongada" do que em anos anteriores, o Alentejo espera uma produção "de grande qualidade". Apesar de esperar uma produção 8% superior à do ano passado, a região estima que, nos brancos, o aumento seja apenas ligeiro. "O vinho vive muito por ciclos e está-se a notar uma procura crescente de vinhos mais leves e com acidez muito presente", salienta Dora Simões.
http://dn.sapo.pt/

Londrinos e poejo em destaque na Feira da Luz
Produtos biológicos, vinhos e doces conventuais foram os três produtos do concelho de Montemor-o-Novo que o Município local elegeu para, à semelhança de edições anteriores, dar a conhecer e a provar aos visitantes da Feira da Luz 2010. As mostras com degustação decorreram na Exposição Central da feira, um espaço que a autarquia preparou precisamente para divulgar um conjunto de produtos genuínos de Montemor como as carnes, os enchidos, o pão, o azeite e o mel.
http://www.diariodosul.com.pt/

No comments: