Tuesday, January 05, 2010

DESTAQUES AL SUL

Aulas suspensas no Alentejo

Na Escola Secundária de Vila Viçosa, um fenómeno localizado de vento forte arrancou várias chapas de metal, levando à suspensão das aulas, por volta das 12.30 horas. Registou-se ainda a queda dos aparelhos de ar condicionado dos monoblocos e da porta de um dos contentores (a escola está em obras e é lá que os alunos têm aulas). Segundo a Direcção da escola, as aulas deverão ser retomadas hoje.
http://jn.sapo.pt/

Exposição de Arte do Alentejo, em Lyon, recebeu mais de 110 mil visitantes

Exposição de Arte do Alentejo, em Lyon, recebeu mais de 110 mil visitantes. A mostra, organizada pelo Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja, regressa agora a Portugal, mas não vai ficar patente ao público. Este Departamento tem contudo, duas exposições de arte sacra alentejana para realizar este ano, uma em Fátima e outra na Galiza.

Vidigueira: Cante dos Reis

Na vila de Vidigueira, esta noite, vários grupos corais participam no Cante dos Reis. Na Praça da República vai haver uma fogueira, bolo rei e vinho licoroso.
A Câmara Municipal de Vidigueira realiza, esta noite, o tradicional Cante dos Reis. Esta iniciativa está marcada para as 20.30 horas no Largo da Cascata, segue depois por várias ruas da vila terminando na Praça da República, junto ao edifício da autarquia. Nesse local vai estar uma fogueira e a população vai ser convidada a provar o bolo rei e o vinho licoroso ao som do grupo “Improvisos ao Sul” e dos grupos corais “Os Vindimadores” de Vidigueira, os “Rurais” de Figueira de Cavaleiros e os “Amigos do Cante dos Reis” de Pedrogão do Alentejo.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Promoção foi "segredo" de crescimento do turismo no Alentejo

A Turismo do Alentejo, segundo Ceia da Silva, foi a "única ERT do país" a lançar, há precisamente um ano, uma campanha destinada ao turismo interno, designada "No Alentejo Há Mais", que vai prosseguir em 2010, com o reforço das vantagens oferecidas ao turista.
http://correioalentejo.com/

Chuva intensa provoca pequenas inundações em Beja e Évora

Mais de uma dezena de pequenas inundações, em habitações e estradas, foram registadas ontem à tarde nos distritos de Beja e Évora, devido à chuva intensa que caiu em vários concelhos, informaram os bombeiros.
http://diariodigital.sapo.pt/

Feira do queijo do Alentejo
Serpa, Alentejo, vai organizar de 26 e 28 de Fevereiro de 2010 a 9ª edição da Feira do queijo do Alentejo, onde o queijo da cidade é protagonista.
http://www.cafeportugal.net/

Évora: Sete professores disputam eleições para reitor

Sete professores da Universidade de Évora disputam, a 03 de Fevereiro, a eleição para o cargo de reitor da academia alentejana, revelou o presidente do Conselho Geral da instituição, Joaquim Renato Araújo

Vendas Novas: Município quer construir três novas estações de tratamento

O Município de Vendas Novas apresentou duas candidaturas para a construção de três Estações de Tratamento de Águas Residuais no concelho, num investimento de mais de 700 mil euros.
http://dianafm.com/

Freguesias de Elvas cantam os Reis e as Janeiras

Hoje, 5 de Janeiro, é véspera do dia de Reis. Está assim a chegar ao final o ciclo de festas iniciado com o Natal e que prosseguiu com o Ano Novo.
No concelho de Elvas a noite desta terça-feira vai ser assinalada pelo cantar dos Reis nas freguesias rurais de Barbacena e S. Vicente, a que se junta este ano pela primeira vez Vila Fernando.
Na Terrugem os elementos do grupo de música tradicional "Voz Amiga”, acompanhados por outras pessoas, vão andar a partir da 20 horas por diversos locais da freguesia para cantar as Janeiras.
Quanto ao cantar dos Reis, em Vila Fernando a concentração é às oito e meia da noite no estabelecimento típico "Taberna do Adro”, em Barbacena o início da volta pela freguesia está previsto para as 21 horas e em S. Vicente às dez da noite.
http://www.radioelvas.com/

IMPRENSA ALENTEJANA



No comments: