Friday, December 12, 2008

DESTAQUES AL SUL

A Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a Confraria Gastronómica do Alentejo assinaram, em Portel, um protocolo que visa a salvaguarda da gastronomia do Alentejo.

Este protocolo, o sétimo que a Direcção Regional de Cultura do Alentejo assina no âmbito do programa que está a promover para a Salvaguarda do Património Imaterial do Alentejo, tem por objectivo criar uma estratégia de conhecimento e sensibilização para o património alimentar da região.
A assinatura deste protocolo teve lugar na IX Feira do Montado, evento organizado pelo município de Portel, e contou com a presença do director regional de Cultura, José Nascimento, do presidente da Confraria Gastronómica do Alentejo, Manuel Fialho, do presidente da Câmara Municipal de Portel, Norberto Patinho, e do coordenador do Programa para a Salvaguarda do Património Imaterial do Alentejo, Paulo Lima.
http://da.campodosmedia.com/

Exposição de fotografia hispano-lusa

A partir do próximo dia 15 de Dezembro o Palácio Dogglioni na Rua Lethes, 32 em Faro, acolhe a exposição de fotografia “Andalusíadas” uma visão sobre a Andaluzia – Algarve – Alentejo. A mostra é constituída por 70 fotografias de António Perez e foi organizada pela Secretária Geral das Relações Exteriores da Conselharia da Junta da Andaluzia através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças (GIT AAA).
http://www.jornaldoalgarve.pt/

Passeio micológico dá a conhecer fungos e cogumelos do Alentejo

Iniciativa do Departamento de Biologia da Universidade de Évora
Um "passeio micológico" é mais uma forma de o Departamento de Biologia da Universidade de Évora (UE) dinamizar o projecto Venha conhecer os cogumelos, que designa como "uma riqueza do Alentejo". Dia 14, na Herdade da Mitra, alunos e outros interessados poderão perceber como se formam e, por exemplo, as diferenças entre os cogumelos venenosos e os comestíveis.
A mesa é, aliás, o local onde eles aparecem à maioria das pessoas. Com várias espécies e formas, explica a UE numa nota de anúncio da iniciativa, os cogumelos têm um importante papel no ecossistema e na economia local e nacional http://www.cienciahoje.pt/

Imagens de Cristo em Sousel

Na Biblioteca Municipal de Sousel pode ser visitada até 31 de Dezembro uma exposição com imagens de Jesus Cristo. "Expressões de Cristo” é o título da mostra.
http://www.radioelvas.com/

Casa pronta em Estremoz

João Tiago Silveira, Secretário de Estado da Justiça desloca-se hoje, dia 12 de Dezembro, pelas 11h00, à Conservatória do Registo Predial de Estremoz, para assinalar a entrada em funcionamento, neste Município, do serviço Casa Pronta.
http://www.diariodosul.com.pt/

No comments: