Monday, December 17, 2007

DESTAQUES AL SUL

Médicos espanhóis no Alentejo “para ficar"

Governo espanhol pede regresso a casa para combater falta de clínicos.
A presença de médicos espanhóis em Portugal tem diminuído nos últimos tempos, depois do grande fluxo verificado há meia dúzia de anos, mas, no Alentejo Litoral, há quem contrarie a tendência e garanta que "veio para ficar".
Até há pouco tempo, Espanha exportava clínicos para vários países da Europa, afigurando-se Portugal como um 'cantinho especial' para os médicos vizinhos.
Com os anos, a abundância de profissionais da saúde do outro lado da fronteira inverteu-se e os apelos para que os forasteiros regressem a 'casa' chegam agora em catadupa.
http://www.dnoticias.pt/

Borba – Chuva na altura da vindima afectou a produção de vinho

A Adega Cooperativa diz ter registado uma quebra na produção, devido às condições meteorológicas ao longo do ano, mas especialmente na vindima.
No entanto o conjunto de vinhos produzidos na região será, em geral, de qualidade.
Transcrito no Expresso, fonte Linha de Elvas.

Turismo: Roquette assume gestão do Parque Alqueva

José Roquette e Henrique Bandeira Vieira passam a assumir directamente a gestão do projecto Parque Alqueva. Em comunicado, a SAIP, holding responsável pelo projecto de desenvolvimento turístico, anunciou que José Roquette passará a acumular com a presidência do Conselho de Administração, a presidência da Comissão Executiva, delegando no Vice-Presidente do Conselho de Administração, Henrique Bandeira Vieira, a «condução de alguns temas estruturantes».
http://www.noticiasalentejo.pt/

Hotelaria oferece emprego ao Norte e Centro do país

"Estão anunciados, para o Alentejo, projectos de interesse nacional (PIN), na área do turismo, que prometem criar, a curto/médio prazo, 13.223 novos postos de trabalho. Já alguém pensou como vai resolver o problema da mão-de-obra qualificada numa região que não tem escolas profissionais para formar quadros intermédios, nem tem tido capacidade de atracção desses profissionais com boa formação em hotelaria e turismo?". A pergunta, carregada de preocupação, é feita por António Lacerda e Francisco Zambujinho, respectivamente, director-executivo e presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo - Turismo do Alentejo (TA), que reivindicam a construção "imediata" de várias escolas profissionais de hotelaria.
http://jn.sapo.pt/

No comments: