Monday, September 24, 2007

DESTAQUES AL SUL

Alentejo com novo museu e visitas guiadas entre dia 28 e 30

A abertura de um museu dedicado à mais antiga escrita da Península Ibérica, visitas guiadas a monumentos, concertos, conversas e exposições vão marcar o «diálogo» dos alentejanos com o património, entre 28 e 30 deste mês.
As iniciativas são os «contributos» de 14 municípios do Alentejo para as Jornadas Europeias do Património (JEP), que se realizam em todo o país, centradas no tema «Património em Diálogo», para sensibilizar os povos para a importância da salvaguarda dos monumentos.
http://diariodigital.sapo.pt/

Projectos turísticos do Alqueva somam três mil milhões

Incontáveis os milhões e milhões de euros que o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) tem suscitado no plano da intenção de investimento, desde que as suas comportas encerraram em 2002 dando forma ao maior lago artifical da Europa. Alguns números e projectos não passaram mesmo dessa fase.
Ainda assim, na zona envolvente da albufeira de Alqueva, existem actualmente 14 projectos turísticos, os quais se encontram em fase de projecto, num investimento estimado de três mil milhões de euros, segundo o Água&Ambiente de Setembro.
As empresas investidoras e promotoras dos projectos são principalmente empresas de investimento turístico, promotores particulares e a EDIA. Os principais projectos encontram-se distribuídos pelos concelhos de Alandroal, Portel, Moura, Mourão e Reguengos de Monsaraz. No entanto, a maioria localiza-se, para já, na zona de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz) e no Norte do Concelho de Mourão.
http://www.ambienteonline.pt/

Borba : Autarquia promove Jogos da Zona dos Mármores

Incentivar o desporto é o objectivo dos Jogos da Zona dos Mármores, que aconteceram este domingo em Borba. A iniciativa, que decorre até dia 21 de Outubro, numa organização conjunta dos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz e Sousel, apresenta hoje como proposta uma sempre saudável caminhada.
Dos Paços do Concelho até à Ermida de Santa Bárbara, e novamente de regresso ao coração de Borba, a distância percorrida é de cerca de 8 km.
Esperam-se perto de 200 pessoas, tendo todas elas direito a uma t-shirt e ao almoço, oferecido pela autarquia.
Do programa dos Jogos da Zona dos Mármores fazem ainda parte o torneio de Sueca e Dominó, a realizar no dia 14 de Outubro em Estremoz, o Cicloturismo, a realizar em Borba no dia 7 de Outubro, e uma Caminhada a efectuar no concelho do Alandroal, no dia 21 de Outubro, que marcará o encerramento dos Jogos da Zona dos Mármores.
http://www.dianafm.com/

No comments: