Wednesday, September 12, 2007

AL SUL DÁ DESTAQUE

Projecto de refinaria ameaça turismo na zona de Alqueva

Os empreendimentos turísticos previstos para Alqueva, o mais conhecido dos quais é o Parque Alqueva, cujo plano de pormenor foi recentemente aprovado, têm a sua atractividade ameaçada por um projecto de refinaria espanhol. A unidade industrial deverá ser construída próximo da fronteira e as suas águas residuais serão escoadas para a bacia do Guadiana.
Localizar-se-á em Santos de Moimona, cerca de 70 quilómetros a sudeste de Badajoz, e a cerca de 50 km em linha recta da fronteira com Portugal. As grandes quantidades de água necessárias ao seu funcionamento serão captadas sobretudo na albufeira de Alanje e grande parte delas despejadas, posteriormente, no Guadajira, um afluente do Guadiana.
A organização não-governamental GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente) considera que este projecto coloca o Guadiana em risco de contaminação por hidrocarbonetos das águas superficiais e subterrâneas, incluindo a albufeira do Alqueva e os solos do leito e margens do rio.
Do lado português, a Águas do Centro Alentejo tem a seu cargo a instalação de ETAR (estações de tratamento de águas residuais) de última geração para servir os concelhos de Alandroal, Borba, Évora, Mourão, Redondo e Reguengos de Monsaraz.
http://ultimahora.publico.clix.pt/

Desertificação afecta mais de um terço do País

Mais de um terço do território está em risco de desertificação. Um fenómeno natural complexo que se deve à degradação dos solos mas que corre de mãos dadas com o despovoamento das zonas rurais e ameaça alastrar-se. Alentejo, Algarve e região de Castelo Branco são as zonas mais afectadas. No contexto europeu, Portugal surge como um dos países onde o problema é mais grave, a par de Espanha, Itália e Turquia.
http://dn.sapo.pt/

Alentejo : Maioria das escolas abre portas no final da semana

Oficialmente as aulas arrancam esta quarta-feira, mas a maioria das escolas do Alentejo decidiu começar as actividades lectivas apenas quinta ou sexta-feira.
José Lopes Verdasca, director Regional de Educação do Alentejo, adiantou à DianaFm que a intervenção vai continuar no próximo ano lectivo, com a construção de mais 6 escolas, para além das que já estão em construção em Alandroal e Santiago do Cacém.
http://www.dianafm.com/

No comments: