Wednesday, August 15, 2007

DESTAQUES AL SUL

Porco a Andar de Bicicleta



O Prémio Nacional de Artesanato 2007, foi atribuído a Bartolomeu Raposo da Luz, de Ferreira do Alentejo.
Instituído pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Prémio Nacional de Artesanato, a nível nacional, com o tema «Brinquedos», contou com a participação de artesãos de toda o país, cujas obras seleccionadas estiveram expostas na Feira Internacional de Artesanato.
A escolha do júri que avaliou esses trabalhos, incidiu sobre o trabalho de Bartolomeu Raposo, de Ferreira do Alentejo, «Porco a Andar de Bicicleta», atribuindo-lhe o primeiro prémio, considerando a originalidade criativa, qualidade de execução e autenticidade no contexto das matrizes culturais portuguesas.
Este prémio, atestado por um diploma, tem o valor pecuniário de quatro mil euros. A peça é executada em madeira, tendo o corpo principal cerca de 30 centímetros de comprimento.
http://www.guiadacidade.pt/

Centro de Saúde de Odemira poderá viver situação complicada

As novas regras de contratação introduzidas pelo decreto-lei 276-A do Estatuto do SNS podem levar a uma situação complicada no Centro de Saúde de Odemira. O alerta é do SEP.
De acordo com Edgar Santos, no Centro de Saúde da vila do Rio Mira, a situação é preocupante porque, para além, da carência de profissionais naquela unidade, quatro enfermeiros estão quase a terminar os seus contratos.
Para dar conta dos problemas causados pelas novas regras da contratação os sindicalistas estão a distribuir por todo o Alentejo um comunicado junto dos enfermeiros.
http://www.vozdaplanicie.pt/

TV Paga: Número de assinantes cresce 6,5% no segundo trimestre

O Alentejo foi a região que assinalou o maior crescimento face ao trimestre anterior (7,1%), como em período homólogo, no que toca ao número de assinantes de televisão por cabo, mas a região de Lisboa continua a concentrar a maioria (49,2%) dos assinantes deste serviço.
http://www.meiosepublicidade.pt/

Alentejo lidera aumento das dormidas

Proveitos da actividade turística crescem 9,1% em Junho
"A região Alentejo continuou a apresentar os melhores resultados relativamente à evolução das dormidas", refere o INE acrescentando que as dormidas naquela região aumentaram 25,3%, relativamente ao mês homólogo de 2006.
http://www.negocios.pt/

Mais 170 funcionários na mobilidade

O Ministério da Agricultura publicou ontem em Diário da República uma lista de 177 funcionários da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo colocados em situação de mobilidade especial.
http://www.correiomanha.pt/

Quercus contra mina de urânio no Alentejo

A associação ambientalista Quercus opôs-se esta terça-feira à eventual exploração de uma jazida de urânio no concelho alentejano de Nisa (Portalegre), alertando para os «grandes impactos» que tal poderá causar em termos ambientais e da saúde da população, noticia a Lusa.
http://www.portugaldiario.iol.pt/

No comments: