Monday, August 27, 2007

AL SUL DESTAQUES

Feira do livro dedicada aos autores alentejanos

Autores alentejanos e livros sobre a região que os viu nascer, são o tema da I Feira do Livro do Alentejo que se realiza de sexta-feira a domingo próximos, em Ervedal, concelho de Avis.
O evento é organizado pela Fundação Arquivo Paes Teles e pelo município avisense e conta com o apoio, entre outras entidades, da Universidade de Évora.
Entre os vários nomes confirmados destacam-se a presença de Luís Afonso (cartoonista do "Público" e de "A Bola!"), Rui Cardoso Martins (cronista, romancista e um dos autores das sátiras do Contra-Informação) ou Miguel Urbano Rodrigues (romancista, ex-director de O Diário), que apresentarão as suas obras mais recentes, respectivamente, "Ribanho", "E Se Eu Gostasse Muito de Morrer" e "Etna no Vendaval da Perestroika".
http://jn.sapo.pt/

Touros de morte: Barrancos de regresso

As festas de Barrancos (28 a 31 de Agosto) estão de regresso. O primeiro dia de «fêra» é totalmente dedicado aos aspectos religiosos, seguindo-se três dias dominados pela tradição tauromáquica da vila. Os «tabuados» montados na praça serão palco dos populares «encerros» matinais e das polémicas touradas ao final da tarde.
Para lidar touros da ganadaria Herculanos, apresentam-se em Barrancos os matadores Luís Procuna (dia 29), David Oliva e David Sevilha (dia 30). No dia 31, pisa a arena o novilheiro Manuel Dias Gomes.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Serra D´Ossa : Primeiras acções de recuperação avançam no Outono

segunda-feira, 27 Agosto 2007
As primeiras acções de recuperação da Serra D´Ossa vão começar no Outono, assim que caírem as primeiras águas.
A promotora da acção, a Associação de Produtores Florestais, recebeu no final da semana passada a confirmação do financiamento para a primeira medida – o controlo da erosão.

Universidade de Verão do PSD em Castelo de Vide

segunda-feira, 27 Agosto 2007
Cerca de cem jovens sociais-democratas iniciam esta segunda-feira uma semana de aulas na Universidade de Verão, que decorre até 2 de Setembro em Castelo de Vide.
Os temas das aulas vão desde a formação cívica, passando pela política, economia e Europa.
E os alunos terão como professores o antigo líder social-democrata Marcelo Rebelo de Sousa e a ex-ministra da Saúde Leonor Beleza.
A sessão de encerramento está marcada para o próximo domingo, com a presença do líder do PSD, Luís Marques Mendes.
http://www.dianafm.com/

Produção do vinho cai 30% no Alentejo

As previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV) são coincidentes: a campanha 2007/08 será marcada por uma significativa quebra na produção vinícola alentejana, à semelhança do que irá suceder no resto do país. No caso do Alentejo, as perspectivas apontam para uma quebra de 30 por cento, não devendo a produção ser superior a 72 milhões de litros.
http://www.noticiasalentejo.pt/

No comments: