Wednesday, August 22, 2007

AL SUL Dá DESTAQUE:

Transgénicos : Alentejo domina em Portugal

O Alentejo é a região portuguesa onde os agricultores mais aderiram ao cultivo de milho transgénico, contando com quase 2400 hectares deste tipo de cultura.
Os dados da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural são revelados na edição de hoje do Diário de Notícias.
Segundo o jornal, em Portugal existem 163 explorações que cultivam milho transgénico num total de 4200 hectares, sendo que a área de cultivo quase quadruplicou entre 2006 e 2007.
http://www.dianafm.com/

Mais de 500 abortos desde Julho

Até agora foram realizados 526 abortos, mais de metade (53,99 por cento) na Região de Lisboa e Vale do Tejo.
Seguem-se depois as regiões Norte (22,24 por cento), Centro (15,78), Algarve (4,37) e Alentejo (3,61).
http://sic.sapo.pt/

GNR detém 108 pessoas durante festival de música electrónica em Elvas

A GNR deteve 108 pessoas, entre os 20 e 30 anos, por suspeitas de tráfico de estupefacientes, durante o festival de música electrónica em Elvas, nos últimos dias, e apreendeu 15 mil doses individuais de droga.
As detenções foram efectuadas entre as 08h00 de quinta-feira e as 24h00 de segunda-feira, numa operação que se desenrolou durante todo o "Freedom Festival", informou o comando da Brigada nº 3 da GNR, responsável pelo policiamento no Alentejo e Algarve.
De acordo com a GNR, 98 por cento das detenções foram homens e 82 por cento de nacionalidade portuguesa.
http://.publico.clix.pt/

Fogos em todo o país……………….
………………………….
Em Zambujeiro, concelho de Viana do Alentejo, um incêndio que começou ao final da tarde continuava por circunscrever.
http://sic.sapo.pt/

Sines : La Seda investe 30 milhões em nova fábrica

quarta-feira, 22 Agosto 2007
A multinacional espanhola La Seda anunciou hoje um investimento de 30 milhões de euros, numa unidade fabril em Sines.

Mértola : Incêndio consumiu cerca de 1.000 hectares

quarta-feira, 22 Agosto 2007
O incêndio que deflagrou segunda-feira na zona da Ribeira do Vascão, em Mértola, consumiu aproximadamente "mil hectares", 200 dos quais naquele concelho e a maior parte no de Alcoutim, disse o Presidente da Câmara de Mértola.

Portel : Autarca garante que PDM não trava investimentos em Alqueva

quarta-feira, 22 Agosto 2007
O presidente da Câmara de Portel garante que o Plano Director Municipal não é obstáculo para os projectos turísticos previstos para o concelho, nas margens de Alqueva.
http://www.dianafm.com/

Évora: Novo arcebispo em Setembro

O nome do novo arcebispo de Évora será conhecido depois das férias, “muito possivelmente em Setembro”, apurou o Notícias Alentejo junto de uma fonte eclesiástica. Os problemas de saúde de D. Maurílio de Gouveia levaram o Papa João Paulo II a nomear para Évora um bispo auxiliar: D. Amândio Tomás.

Universidade de Évora: Grandes Romances de todos os tempos em curso livre

A Universidade de Évora promove o primeiro Curso Livre dedicado aos Grandes Romances de Todos os Tempos. Dez sessões quinzenais, entre Outubro de 2007 e Fevereiro de 2008, às quartas-feiras, das 17h30 às 19h30. A iniciativa, promovida pelas docentes do Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora Carla Ferreira de Castro, Eunice Cabral e Margarida Reffóios, abrange vários romances, de várias épocas, que fazem parte do espólio da Literatura Universal. A apresentação de cada romance e a dinamização de cada sessão ficará a cargo de um docente do Departamento de Linguística e Literaturas.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Alta Velocidade: impacte ambiental em análise

A RAVE – Rede Ferroviária de Alta Velocidade- entregou à Agência Portuguesa do Ambiente, o estudo de impacte ambiental do troço Évora-Elvas, com uma extensão de 59 quilómetros e inserido na linha de alta velocidade. Este é o quarto estudo a ser submetido a um procedimento de avaliação de impacte ambiental, depois da entrega dos estudos dos troços Alenquer-Pombal, da ligação Lisboa-Porto e Montemor-o-Novo-Évora e Moita – Montemor-o-Novo, ambos inseridos na ligação de alta velocidade Lisboa-Madrid. Os quatro troços da rede de alta velocidade portuguesa em processo de avaliação de impacte ambiental totalizam 287 quilómetros, do total de 496 quilómetros de extensão da rede portuguesa.
http://www.radioelvas.com/

No comments: